Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Abril de 2015 / Moção parabeniza estudantes e professores do IFMS premiados em feira nacional

Moção parabeniza estudantes e professores do IFMS premiados em feira nacional

por Marcos Matos publicado 03/04/2015 22h30, última modificação 19/05/2015 20h13
Os vereadores Valter Yasunaka, Vicente Lichoti e Newton Luiz de Oliveira entregaram moção de parabenização a professores, coorientadores e estudantes do IFMS Nova Andradina pelas premiações recebidas na 13ª. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Na justificativa, a Casa de Leis reconhece as conquistas dos estudantes sob a orientação de seus mestres, que de forma sistemática, têm apresentado vários projetos relevantes para o país, sendo eles desenvolvidos em Nova Andradina. Diz o texto da honraria: “Ações de grandeza dessa altivez merecem ter o reconhecimento público”.

Receberam a moção de parabenização professores, coorientadores e estudantes do IFMS Nova Andradina: o professor orientador Rodrigo Silva Duran, o coorientadores Ana Paula Hilgert e Thais Emelia Vaz, as estudantes Bruna Luzia Almeida Rodrigues, Mariana da Silva Chermont, Carolyne Izaira Prates Crivelli e Mariana de Souza Dantas.

Mais sobre a Febrace e as premiações - Realizada entre os dias 17 e 20 do mês de março, a Febrace e incentiva a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Nesta edição, dois projetos do IFMS - Campus de Nova Andradina foram premiados. Desses, o mais premiado foi o “AutoGuardian”, desenvolvido pelas estudantes Bruna Rodrigues e Mariana Chermont, sob a orientação do professor Rodrigo Duran, todos do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Nova Andradina,

Foram cinco prêmios, incluindo o Prêmio Agência USP de Inovação, o 1º lugar em Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para participar da Feira Internacional Intel ISEF 2015, nos Estados Unidos.

O projeto se baseia na criação de um dispositivo para simulação de acidentes de trânsito com vistas à análise da perícia. Através de um sistema são coletados dados do automóvel, tais como posição dos pedais, do volante, setas, velocidade e posição do veículo a partir de um GPS. As informações são cruzadas e armazenadas dentro do sistema, protegendo o usuário em caso de processo judicial.

O outro projeto premiado de Nova Andradina é o “Learning With”, desenvolvido pelas egressas do curso técnico em Informática, Carolyne Crivelli e Mariana de Souza, também sob a orientação de Duran. Segundo colocado na categoria de Ciências Exatas e da Terra, o trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de jogos para facilitar o aprendizado de inglês e matemática.

Matérias de responsabilidade do gabinete do vereador Nenão

Fonte: Aline Leão / Assessoria