Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Abril de 2015 / Vereadores solicitam local adequado para recolhimento de embalagens de agrotóxicos

por Marcos Matos publicado 01/05/2015 21h22, última modificação 19/05/2015 20h14
Atualmente, as embalagens recolhidas em Nova Andradina são encaminhadas para a ARANAV - Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí

Indicação de autoria dos vereadores Newton Luiz de Oliveira, Robertinho Pereira e Valter Yasunaka aprovada na sessão ordinária desta segunda, dia 27, solicita ao governo municipal a disponibilização de um local adequado para o depósito de embalagens de agrotóxicos.

Para os parlamentares, a necessidade deste espaço se confirmou após a coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos ter recolhido mais de 10 mil recipientes entre plásticos, flexíveis e metais no município. A ação, organizada pela Prefeitura em parceria com Iagro, Sindicato Rural e outros parceiros, foi realizada esta semana.

Segundo Nenão, os revendedores de Nova Andradina destinam as embalagens para um posto de recolhimento de embalagens em Naviraí, na ARANAV, porém, este trabalho é feito esporadicamente. “Há quase três anos não havia uma ação para recolha desses materiais. Os agricultores e pecuaristas que têm dificuldade para descartar essas embalagens. Fica tudo armazenado nas fazendas, em locais impróprios, o que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, comenta.

A indicação também sugere a realização de campanhas para conscientizar e incentivar a destinação destes produtos em locais apropriados. “As embalagens não podem ser descartadas em aterros comuns porque prejudicam o meio ambiente. Por isso, o município poderia disponibilizar este espaço e fazer uma campanha junto às empresas revendedoras e consumidores para divulgar a importância do descarte correto dos resíduos”, finaliza Valter Yasunaka.

Matérias de responsabilidade do gabinete do vereador Nenão/Jornalista Glaucia Piovesan

Fonte: Aline Leão / Assessoria