Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lombadas eletrônicas são instaladas em Nova Andradina

Lombadas eletrônicas são instaladas em Nova Andradina

por JoaoClaudio — publicado 07/12/2016 13h31, última modificação 07/12/2016 13h31
Pedidos vinham sendo feitos pelo vereador Valter Yasunaka desde 2013, devido aos altos índices de acidentes de trânsito registrados nessas localidades

Com a convicção de que as lombadas eletrônicas poderiam ser uma alternativa viável para controlar a velocidade do tráfego em vias com elevados índices de acidentes e até mesmo registros de vítimas fatais, Valter Masuzo Yasunaka, desde o primeiro ano do seu mandato legislativo tem solicitado estudos de viabilidade para a implantação deste dispositivo de trânsito em três locais específicos.

Tratam-se de quatro acessos ou vias de ligação ao município como:

trecho próximo a UFMS na MS 134, entrada dos Conjuntos Habitacionais Randolfo Jareta, Celina Gonçalves e Almesinda Costa Sousa; prolongamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade saída para o Distrito de Nova Casa Verde, defronte a entrada do Residencial Portal do Parque; cruzamento da Estrada Municipal Gracindo Abílio Lourenço, acesso ao Jardim Imperial no prolongamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, saída para Ivinhema/MS e rodovia MS-276, na altura da rotatória do Distrito Industrial “José Marques”, próximo à rotatória do Frigorífico JBS.

O primeiro pedido foi feito em março de 2103, por meio de indicação de sua autoria, sendo destinada para a apreciação da secretaria municipal de infraestrutura e serviços públicos e Agesul (Agencia Estadual de Gestão e Empreendimentos).

Exatamente, dois anos depois, sem obter sucesso, reiterou sua solicitação, por meio da indicação número 110/2015. Cerca de um mês depois, seu pedido ganhou o apoio de mais dois vereadores do PMDB e a propositura foi encaminhada para outras lideranças políticas da esfera estadual como o deputado Rinaldo Modesto, o assessor da Casa Civil, Edson Takazono, gerentes e diretores da Agesul e o governador Reinaldo Azambuja.

Em junho do ano de 2015, Valter foi informado por meio de ofício enviado pelo secretário da Seinfra e diretor presidente da Agesul, Ednei MIglioli, que a solicitação seria encaminhada “para estudos e projetos para registro e análise, em se constatando a necessidade da urgência no que foi proposto, atenderemos o pleito assim que possível”, diz trecho do documento. E conclui: no texto “no presente momento entendemos que o Estado está ainda se reestruturando e em oportunidade futura, poderá ser atendido, até mesmo por meio de convênio com o município”.

Novamente, em abril deste ano, Valter reapresenta seu pleito e ganha apoio de quatro vereadores, que também assinam o documento. Dessa vez, em nova resposta da Seinfra, o órgão informa que todas as solicitações deverão ser enviadas ao Detran – Departamento Estadual de Trânsito, para que seja analisado e autorizado, já que este é o órgão responsável pela aceitação e liberação de recursos para a concretização de obras.

Em setembro de 2016, em nova tentativa, Valter destina sua solicitação ao Detran e demais autoridades anteriormente citadas. No final do mês de outubro, têm início as obras para a implantação de lombadas eletrônicas ao longo da avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, em Nova Andradina.

Foram instaladas três lombadas, sendo: em frente a antiga prefeitura, esquina com a rua João Teodoro Braga; saídas para Nova Casa Verde e saída para Ivinhema. Segundo informações apuradas pelo vereador do PSDB junto ao Departamento Municipal de Trânsito, a instalação dos dispositivos foram feitas pelo Detran/MS.

Assim, Valter do Anzai pode confirmar que o trabalho de quase 4 anos foi reconhecido. Ele disse que a persistência, o apoio dos colegas da Casa de Leis e demais representantes dos órgãos do Estado foram fundamentais para conseguir essa conquista para Nova Andradina. “É uma medida que, a princípio, parece impopular, mas as famílias que perderam um ente querido nessas localidades e os condutores conscientes entendem o alcance que as lombadas eletrônicas podem proporcionar para a melhoria do trafego e a segurança, não apenas neste local em si, como também em toda a região”, explicou, satisfeito.

(Matéria de responsabilidade do gabinete do vereador Valter Yasunaka)