Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Novembro de 2013 / Nenão frisa medidas contra aumento de população de pombos em Nova Andradina

Nenão frisa medidas contra aumento de população de pombos em Nova Andradina

por Marcos Matos publicado 12/11/2013 18h51, última modificação 19/05/2015 20h02
Vereador quer prevenir proliferação de doenças e diminuir transtornos causados à população

O presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), indicou ao Executivo a instalação de repelentes eletromagnéticos contra pombos nas proximidades do ginásio de esportes Irmão Brás Sinigáglia, praça Quenenciano Cecílio de  Lima e Sala Lúcia Andrade Toledo Piza, localizados no centro da cidade.

Conforme o parlamentar, a iniciativa visa coibir a presença das aves em tais pontos. O aparelho utilizado em outros municípios, a exemplo de Londrina, no Paraná, emite ondas eletromagnéticas que afetam o bico das aves e as desorientam. Além do equipamento, o vereador indicou ainda a realização de campanha de conscientização contra a prática de alimentar os pombos.

"Queremos inibir este problema enquanto não temos um cenário sem solução. Já percebemos o aumento significativo da população de pombos na região central e isto é perigoso devido às doenças que eles podem causar", justificou Nenão.

Conforme o parlamentar, o pedido encaminhado ao prefeito Roberto Hashioka e ao secretário municipal de Saúde, Sílvio Senhorini, deve ser avaliado com urgência, pois a tendência é que a rotina dos munícipes seja prejudicada devido ao risco de contaminação.

"Em Londrina, por exemplo, a situação é tão grave que a prefeitura já estuda até mesmo o abate dos pombos. A cidade também teve três vítimas fatais em decorrência de uma doença transmitida pelas fezes das aves. Não queremos atingir esse limite", finalizou o vereador.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria