Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Setembro de 2013 / Sem comprometer duodécimo, Câmara de Nova Andradina repassa R$ 100 mil para obras do Hospital de Câncer de Barretos

por Marcos Matos publicado 02/09/2013 20h54, última modificação 19/05/2015 19h59
Centro de Diagnósticos já iniciou construção no município e pretende amenizar significativamente demanda encaminhada de MS para o interior paulista

A Câmara Municipal de Nova Andradina, repassou R$ 100.000 à Prefeitura para serem aplicados nas obras do Centro de Diagnósticos do Hospital de Câncer de Barretos, já em construção no município. A entrega de cheque simbólico foi realizada no último domingo (1º) durante leilão beneficente promovido em prol do hospital. O dinheiro é oriundo do duodécimo do Legislativo, que não foi comprometido integralmente com despesas rotineiras.

Na ocasião, o presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) atribuiu a iniciativa a um novo modelo de gestão. “Eu não gosto nem de falar que esse dinheiro vem de uma economia que fizemos. O dinheiro da Câmara vem basicamente para pagar salário e outras despesas estruturais e tudo o que sobra temos que devolver ao Executivo para ser utilizado da melhor forma possível e é isso que estamos fazendo”, frisou.

O chefe do Legislativo esteve acompanhado dos vereadores Robertinho Pereira, Valter Yasunaka, Valmirá do Pax, Marião da Saúde, Ricardo Lima, Sandro Hoici e Cido Pantanal.

O presidente destacou o apoio dos colegas parlamentares e afirmou que a ação é resultado do comprometimento da Câmara com o trabalho social. ‘’É uma forma de você aplicar com responsabilidade os recursos públicos. Com seriedade, transparência, é possível contribuir com a sociedade através de obras realmente importantes para o município. É o caso do Hospital de Câncer, que tem feito um trabalho maravilhoso e vai fazer diferença em nossa cidade”, complementou Nenão.

Para o presidente da Fundação Vida Nova, Ademar Capucci, a doação da Câmara representa uma mudança de cultura na administração pública. Coordenador de assuntos relativos ao Hospital de Câncer em Mato Grosso do Sul, o pecuarista pontuou que a ação “é um marco histórico”. “Está mudando nossa cultura. Hoje estamos com um grupo de vereadores diferenciado e que sirva de exemplo para as gerações futuras, que eles percebam o que podemos fazer por nossa cidade”, reiterou Capucci.

Acompanhado pela deputada estadual Dione Hashioka, o prefeito Roberto Hashioka também considerou o repasse como um modelo de administração. “Primeiramente é necessário enaltecer a austeridade e responsabilidade com que os vereadores vêm conduzindo a administração da Câmara. Esses recursos são de um valor bastante significativo e mais do que o valor em si, são um exemplo a ser seguido”, analisou o gestor.

Apoio

Para o primeiro secretário da Casa de Leis, Robertinho Pereira, a parceria entre vereadores e o apoio dos funcionários do Legislativo foram fundamentais para possibilitar o repasse. “É preciso agradecer a todos, pois eles têm nos apoiado no propósito da direção eleita que é respeitar o dinheiro público, estamos trabalhando através da nossa premissa: inovação e transparência”, ponderou Robertinho.

“Nossa mesa sempre foi muito comprometida. Por isso não deixamos de ressaltar a importância de cada um – nosso vice-presidente Quemuel de Alencar, 2º vice-presidente Valter Yasunaka, o Robertinho, o Vicente Lichoti, que é nosso segundo secretário e todos os vereadores que trabalham em constante cooperação, a exemplo do Valmirá, Zé Bugre, os colegas que nos acompanham hoje e tantos outros que não puderam estar aqui nessa solenidade”, completou Nenão.

Centro de Diagnósticos

Com a terraplanagem concluída, a fundação do prédio do Centro de Diagnósticos começa a ganhar forma na área localizada em frente ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), às margens da MS-134. Fruto da articulação entre município, representantes da iniciativa filantrópica, direção da unidade hospitalar e Governo Federal, a extensão do Hospital de Câncer pretende diminuir a demanda que necessita ser encaminhada para o interior paulista. Entre outros critérios, a localização do município, privilegiada pelo acesso aos Estados de São Paulo, Paraná e principais vias de ligação de MS, foi um dos fatores que chamou a atenção para o projeto.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria
Foto: Elaine Paes