Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Setembro de 2013 / Vereadores realizam mobilização contra fechamento das Apae’s

Vereadores realizam mobilização contra fechamento das Apae’s

por Marcos Matos publicado 10/09/2013 17h19, última modificação 19/05/2015 19h59
Os 13 vereadores da Câmara de Nova Andradina encaminharam moção de repúdio ao ministro da Educação, Aloísio Mercadante, durante a sessão ordinária de segunda-feira, dia 09 de setembro, desencadeando uma grande mobilização pela não extinção das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae’s) de todo o Brasil.

O descontentamento deu-se por conta de documento de referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), que orienta o congelamento e a extinção das matrículas em educação especial ofertadas por organizações filantrópicas, comunitárias e confessionais parceiras dos Poder Público, e gerou um grande debate para que estas instituições mantenham o seu funcionamento e atendimento. “A insensibilidade dos políticos é lamentável. Sabemos que o governo não terá condições de assumir esta responsabilidade”, afirmou o vereador Dr. Sandro Hoici.

O vereador Marião da Saúde mostrou seu apoio na defesa das Apae’s e parabenizou o esforço de todos os profissionais e familiares que atuam nas instituições de educação especial. “Vocês lidam no dia-a-dia e sabemos da relevância deste trabalho”, afirmou.

O vereador Adriano Palopoli reconheceu e defendeu o trabalho desenvolvido pelas Apae’s, e defendeu que todos os vereadores precisam agir de maneira ostensiva para que a educação especial não seja extinguida. “Não vejo sentido para esta medida”, disse.

O presidente da Apae de Nova Andradina, Ladislau Siqueira, usou a tribuna para pedir que todos os vereadores intercedam junto às autoridades do País para que não ocorra o fechamento das Apae’s. Ladislau falou sobre os trabalhos de acompanhamento e atendimento aos alunos especiais, a informou que muitas inclusões não são bem sucedidas, pois os alunos especiais sofrem bullying e acabam abandonando a escola. “Não queríamos que nenhuma criança tivesse deficiência, mas temos que atendê-las bem. E caso essa criança for para o ensino regular, que possa ter todas as condições que a Apae oferece a ele”, declarou.

A coordenadora da Escola de Educação Especial Raio de Sol, de Nova Andradina, Cláudia Benites, falou da grande preocupação que vem gerando esta proposta de extinção das Apae’s, bem como a rede regular de ensino também está preocupada em como irá atender os alunos especiais. “Há 30 anos realizamos a inclusão de alunos, mas sempre com muita responsabilidade. Queremos que os vereadores sejam a nossa voz, para continuarmos garantindo os direitos da pessoa com deficiência. Vamos lutar por estes direitos”, defendeu Cláudia.

Fonte: Bete Lopes / Assessoria