Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar recebe homenagem da Câmara Municipal

3º Subgrupamento de Bombeiros Militar recebe homenagem da Câmara Municipal

por Sebastiao — publicado 30/06/2021 11h14, última modificação 30/06/2021 11h14

O 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Mato Grosso do Sul foi homenageado na terça-feira (29) pela Câmara Municipal de Nova Andradina, durante a 18ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa. A Moção de Parabenização e Agradecimento n°. 05/2021 foi proposta pela vereadora Gabriela Delgado (PSB) e subscrita por todos os parlamentares.

A comenda destaca os serviços prestados por toda a corporação e celebra o Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado no dia 2 de julho. A data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, e foi oficialmente instituída através do decreto-lei nº 35.309/1954. A partir da mesma lei também foi definida a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

O 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Mato Grosso do Sul foi fundado no dia 20 de dezembro de 2002, através de parceria entre Governo do Estado, Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Nova Andradina.

A unidade atende ocorrências de incêndio florestal e urbano, salvamento terrestre, em altura e aquático e atendimento pré-hospitalar, além de realizar vistorias técnicas e operacionais em comércios e indústrias, atividades de defesa civil, palestras e projetos de cunho social, educacional e cultural.

Nos seus quase 19 anos, os bombeiros de Nova Andradina atenderam mais de 31 mil ocorrências. Somente em 2021, de janeiro a junho, os militares do 3º Subgrupamento atuaram em outras 839, uma média de cinco ocorrências por dia em menos de seis meses.

Além da sede em Nova Andradina, os bombeiros contam com uma base operacional no distrito Nova Casa Verde. O quartel é ainda responsável pelo atendimento nos municípios de Batayporã e Taquarussu. O efetivo é composto por 39 militares, sob o comando do major Pablo Diego Barros de Jesus.