Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Abertura do Espaço Sensorial no Centro de Convenções inicia Campanha de Conscientização sobre o Autismo

por Cleverson Gouveia publicado 02/04/2024 12h23, última modificação 02/04/2024 12h23
Na sequência da programação, Câmara receberá a palestra “Conhecimento como ferramenta de inclusão: entendendo o autismo", com o palestrante Emerson Faria

CMNA

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro de Convenções abre suas portas para abrigar temporariamente um espaço sensorial dedicado às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), marcando o início das ações de conscientização sobre o autismo neste mês de abril.

Esta iniciativa, aliada a outras promovidas pela Câmara Municipal, governo municipal e comunidade, representa um passo significativo em direção à inclusão e ao reconhecimento das capacidades individuais.

A solenidade de abertura da programação da campanha "Valorize as Capacidades, Respeite os Limites!", realizada nesta terça-feira (02/04), destacou diversas ações desenvolvidas pelos poderes legislativo e executivo municipais em prol dos autistas e seus familiares. Isso inclui a destinação de emendas impositivas de autoria de vereadores, indicações e legislações para promover a inclusão das pessoas com TEA.

Márcia Lobo, representante da Câmara e da Procuradoria, elogiou o envolvimento de diferentes entidades e órgãos, como a Semec, Funac, Numesp e a Secretaria de Saúde, além das mães e familiares dos autistas, destacando que essas medidas visam garantir a igualdade de direitos e oportunidades para todos.

"A palavra-chave é inclusão, algo que trabalhamos neste mandato. Avançamos nos últimos anos e vamos continuar com leis e ações para a comunidade autista. Podem contar com nosso apoio sempre", ressaltou Márcia, enfatizando o compromisso com a causa.

As vereadoras Cida do Zé Bugre e Gabriela Delgado também estiveram presentes na cerimônia e demonstraram engajamento em toda a programação, incluindo iniciativas como o Cadastro Único da Pessoa com Autismo e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A programação continua nesta quarta-feira, dia 03 de abril, com a palestra "Conhecimento como ferramenta de inclusão: entendendo o autismo", que será realizada na Câmara Municipal. O palestrante, Emerson Faria, portador do TEA e administrador de empresas, abordará temas como sentimentos, situações que afetam a saúde do autista, preconceitos, aceitação das limitações e amor, proporcionando informações valiosas e acessíveis a educadores, pais, cuidadores e comunidade em geral, com o objetivo de promover a compreensão e o respeito aos autistas.