Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Acena recebe moção na Câmara pela realização do Campeonato de Softbol

Acena recebe moção na Câmara pela realização do Campeonato de Softbol

por Cleverson Gouveia publicado 13/07/2022 12h52, última modificação 13/07/2022 12h52
Acena recebe moção na Câmara pela realização do Campeonato de Softbol

Agência 7ª Arte

A Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA), recebeu na noite de terça-feira, 12 de julho, moção de parabenização 36/2022 na Câmara Municipal, pela realização do XVII Campeonato Estadual de Softbol Interclubes Livre e XXIII Campeonato Estadual de Softbol Interclubes Master.

A moção, de autoria das vereadoras Gabriela Delgado (PSB), Marcia Lobo (MDB), vereador Dr. Sandro Hoici (Sem partido) e subscrito pelos demais vereadores, foi entregue ao representante da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA), Gabriel do Carmo Souza.

“A Acena tem promovido por diversos anos a prática desta modalidade, com isso, o evento realizado tem o intuito de promover a prática do esporte e a união entre seus participantes, o mesmo contou com a participação de diversas equipes, sendo elas; Nova Andradina, Terenos, Campo Grande, Naviraí, Mori e Goioerê”, destacaram os parlamentares na moção.

Outro ponto citado pelos propositores, é o empenho na difusão dessa prática desportiva, bem como a visibilidade ao município por sediar eventos a nível interestadual, recepcionando atletas de diversas localidades, o que justifica a referida homenagem.

Sobre o Softball

O Softball foi criado por George Hancok, em 1887, nos Estados Unidos, com o intuito de adaptar o baseball para espaços cobertos. Ele já recebeu nomenclaturas como: Mushball, Kittenball, Diamondball e Pumpkinball, só depois recebendo o nome pelo qual é conhecido hoje: Softball (em português, SOFTBOL). Embora o intuito fosse praticá-lo em ambientes cobertos, com sua popularização passou a ser praticado em locais abertos. Assim, tiveram origem os primeiros torneios em campo, cuja medida é de aproximadamente 60 metros de raio.

No Brasil, o esporte é chamado de “softbol”, ou também de “esporte de japoneses”. Isso se deve ao fato de que, desde a imigração japonesa do século XX, muitos descendentes de nipônicos residentes no país praticam e são reconhecidos na modalidade.

Em termos gerais, os fundamentos do softball são similares aos do beisebol, a despeito de algumas regras que diferenciam as modalidades.

No softball, cada equipe (de nove ou dez jogadores) deve rebater uma bola arremessada e buscar percorrer as quatro bases posicionadas no campo interno para obter a pontuação. O objetivo é marcar o maior número de corridas possíveis em uma partida para que, assim, a equipe ganhe o jogo por maior número de pontuação. Para isso, algumas regras são importantes.

Há algumas diferenças entre o Softball e Baseball sendo o campo, no beisebol, e a bola, no softball, são maiores. Além disso, a duração do jogo é de 7 entradas no softball e de 9 entradas no beisebol. Outra diferença é o lançamento da bola, que no softball ocorre por baixo, saindo da altura do quadril, enquanto no beisebol ocorre por cima, saindo acima da cabeça.

A Acena tem promovido por diversos anos a prática desta modalidade, sendo que hoje, a Associação possui uma Sede Campestre, denominada "Marcio Masashiro Azuma", a qual leva esse nome em homenagem póstuma a esse grande praticante e difusor do esporte em nosso município.