Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apae é homenageada pelo Festival Nossa Arte

Apae é homenageada pelo Festival Nossa Arte

por Cleverson Gouveia publicado 17/06/2019 08h58, última modificação 17/06/2019 08h58
A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), foi homenageada com uma moção de parabenização, em sessão da Câmara na última terça-feira (11), pela realização do X Festival “Nossa Arte” - Edição Estadual, realizado nos dias 31 de maio e 01 de junho em Nova Andradina, por proposição dos vereadores Quemuel de Alencar (PDT), Ricardo Lima (DEM), Valmirá do Pax (PSDB), Wilson Almeida (PT) e Joana Darc (PR).
Apae é homenageada pelo Festival Nossa Arte

Agência 7ª Arte

O evento teve como objetivo mostrar o potencial dos alunos assistidos, levando em consideração o trabalho realizado pelos profissionais por meio de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos.

“É um gesto pequeno diante da grandiosidade que é a Apae de Nova Andradina, mas é com essa pequena homenagem que gostaríamos de expressar a nossa gratidão. Queremos agradecer a todos os profissionais que nunca medem esforços para dar o melhor atendimento aos nossos alunos; aos membros da diretoria, que correm atrás diariamente para buscar recursos para manter viva e de pé essa instituição; a comunidade que se envolve e que contribui com a Apae; e por fim, parabenizá-los pela realização do X Festival Nossa Arte,  que pela dimensão do evento e a importância do trabalho realizado por esses dedicados profissionais e toda sua equipe, garantiram o sucesso do evento”, enfatizaram os propositores.

A moção foi subscrita por todos os vereadores da Casa, e entregue a presidente da Apae, Ida Merces do Nascimento, aos professores, Wagner Jorge Rodrigues e Cristiane Pereira da Silva, extensiva a todos os funcionários.

Sobre o Evento

O Festival Nossa Arte, faz parte do calendário Nacional da Rede Apaeana, que acontece a cada três anos, envolvendo as 2.200 Apaes de todo o Brasil.

Devido a extensão territorial, o movimento Apaeano sul-mato-grossense dividiu o Estado em doze regiões, visando fluir com mais naturalidade as informações e orientações.

Durante os meses de abril e maio, as Apaes do estado realizam os Festivais Regionais, nas suas respectivas regiões, nos gêneros de artes: musicais (interpretação, ritmo, harmonia e afinação); visuais (composição, originalidade, domínio técnico); cênica (interpretação, conjunto, cenário, figurino; dança (coreografia, expressão corporal, figurino); arte literárias (originalidade, conteúdo, desenvolvimento do texto (inicio, meio e fim); dança folclórica (coreografia, expressão corporal, figurino, adereço) e artesanato (composição, originalidade, domínio técnico).

O Festival Nossa Arte das Apaes, tem como objetivo a inclusão e a integração das pessoas com deficiência na sociedade, além de despertar o gosto pelos gêneros e atividades artísticas, com fins educacionais e formativos, incentivando também o intercâmbio social.

O evento também serve como uma seletiva para a participação do XI Festival Nossa Arte, que acontecerá na cidade de Manaus, Amazonas, nos dias 18 a 21 de novembro de 2019.

Sobre o evento em nossa cidade, o município recebeu 12 delegações das Apaes do Estado, composta de 28 municípios, tendo como meta principal celebrar a arte e demonstrar todo o potencial criativo, de forma harmônica, chamando a atenção da sociedade para a importância da diversidade humana na preservação dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência.