Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Arte marcial mais popular no país, karatê mostra força e organização em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 06/07/2023 10h46, última modificação 06/07/2023 10h46
Instituições organizadoras do 1º Campeonato Estadual de Karatê JKA 2023 ganham destaque na Câmara Municipal

Agência 7ª Arte

Por inúmeras vezes, mestres e Karatecas que representam o município de Nova Andradina em competições oficiais no Brasil afora tiveram seus méritos reconhecidos pela Câmara de Vereadores.

Nesta semana, mais uma vez, o legislativo se rendeu aos representantes da arte marcial mais popular do país e concedeu moção de parabenização ao Instituto de Karatê JKA-MS e ao Dojo TAIYO KAI, instituições responsáveis pela organização e realização do 1º Campeonato Estadual de Karatê do JKA 2023.

Sensei Ezidio e o delegado André Novelli, neste ato representaram o Dojo TAIYO Kai e os membros da Associação Japonesa de Karatê. Já o sensei Renato falou em nome do Instituto JKA.

“Pratico essa atividade desde 1984, me ajudou no lado pessoal, profissional e boa parte da minha formação moral, das noções de respeito e cidadania foram embasadas nos princípios e valores do karatê. O campeonato é a cereja do bolo, o dia da festa, a exposição da luta, o dia em que os pais acompanham os filhos, em que atletas aprendem a conviver com as vitórias, derrotas e frustações, enfim, momentos que fazem parte do processo de crescimento das pessoas. Estamos felizes com essa homenagem e o reconhecimento da Câmara Municipal”, declarou André Novelli.

A honraria foi entregue pelos propositores da iniciativa, vereadores Arion Aislan (PL), Wilson Almeida (PSDB) e pelo presidente da Câmara, dr. Leandro Fedossi.  Para os parlamentares, a cada competição, a cada disputa, o karatê mostra mais força, capacidade de organização e revela talentos, projetando o nome da cidade de Nova Andradina no campo dos esportes em nível nacional e até mundial.

A competição

O 1º Campeonato Estadual de Karatê JKA 2023, evento de Karatê Shotokan, foi realizado em Nova Andradina no dia 04 de junho, no Centro de Eventos José Antônio Zanchetta. Ao todo, 228 atletas, oriundos de academias de 8 munícipios do nosso estado - Campo grande, Nova Horizonte do Sul, Aquidauana, Fátima do Sul, Ivinhema, Batayporã, Bataguassu e Nova Andradina – participaram do evento esportivo.

As competições foram divididas entre 2 modalidades KATA (forma) e KUMITE (luta), ambos individuais, com as seguintes categorias: Junior, Juvenil, Adulto, Master e PCD (Portadores de deficiências) todos com divisão entre masculino e feminino.

A realização do evento foi através do instituto de karatê JKA-MS com o apoio da Prefeitura municipal de Nova Andradina e da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL) com a chancela e supervisão da JKA (JAPAN KARATE ASSOCIATION) do Brasil.

O evento contou também com a presença do Membro da diretoria e do Corpo de Arbitragem da JKA-Brasil, Professor André Reis, do Rio de Janeiro, que supervisionou e coordenou o evento.

Ao todo foram 287 medalhas, premiando competidores, do 1º ao 3º lugares em 91 categorias diferentes, e 4 troféus, laureando do 1º ao 4º lugar as academias que mais obtiveram vencedores. Na contagem de academias com mais ganhadores foram premiadas:

1º lugar Taiyo Kai de Nova Andradina

2º lugar Karui-Kai de Ivinhema