Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atletas da Apae de Nova Andradina recebem moção da Câmara

Atletas da Apae de Nova Andradina recebem moção da Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 07/07/2022 10h32, última modificação 07/07/2022 10h32
Atletas da Apae de Nova Andradina recebem moção da Câmara

Agência 7ª Arte

A Delegação de Atletas da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Nova Andradina, foram homenageados com uma moção de parabenização 35/2022, em sessão da Câmara na última terça-feira (05), pelas conquistas nos Jogos Escolares Paralímpicos do MS de 2022, por proposição dos vereadores Fabio Zanata (MDB), Dr. Sandro Hoici (Sem partido), Deildo Piscineiro (PSDB) e assinada por todos os vereadores da Casa.

Os Jogos Escolares Paralímpicos do MS, teve como objetivo estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do ensino regular do Mato Grosso do Sul, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Na ocasião, os atletas da Apae de Nova Andradina conquistaram três medalhas, sendo; Roger Xavier Rodrigues ficou em 2º lugar no salto em distância - sub 14 e Gabriél Ferreira dos Santos que conquistou o 2° lugar nos 250 metros - sub 16, além de ter conquistado ainda, o 2° lugar no salto em distância - sub 16.

Com os pódios nossos atletas irão representar o Estado de MS nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo no mês de setembro deste ano, e, portanto, merecem nossa homenagem. “A homenagem é simples, mas é a oportunidade da Câmara mostrar a população que estamos atentos ao que acontece em nossa comunidade. É um orgulho recebê-los aqui hoje como atletas que representaram Nova Andradina”, destacou os autores da Moção.

Sobre o Evento

Na moção, os parlamentares destacaram que a APAE de Nova Andradina foi convidada pelos Diretores da FUNAEL, para participarem em Campo Grande das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul. A princípio ficaram receosos com o convite, afinal era um novo desafio, já que nunca haviam participado. A partir daí o projeto foi criando forma e foi feito o convite para os professores de educação física, sendo que prontamente a professora Regiane Aparecida Magalhães aceitou a missão, confiando no potencial dos alunos, juntamente com a professora Marlene de Queiroz e professor Wagner Jorge Rodrigues, que foram acompanhando os alunos na viagem e dando o apoio necessário.

Com isso, o primeiro desafio a ser enfrentado era encaixar os atletas nas modalidades, tendo que conciliar a idade e laudo que comportava em cada modalidade. Foi então que a professora Regiane convocou sete alunos, sendo eles Matheus Vinicius Bitencourt, Roger Xavier, Caio Samuel, Gabriél Ferreira, Heryk Henrique da Silva e Tainara dos Santos, todos para a modalidade de atletismo, corrida e salto em distância. O segundo desafio era treinar esses alunos, pois havia pouco tempo para o início da competição, e mesmo com o pouco tempo para os treinos, tudo foi se encaixando, e a coordenadora pedagógica, Quezia Lourenço Guimarães Moroz, não mediu esforço para que tudo desse certo, dando o apoio necessário para que os alunos fossem para competição.

Os alunos surpreenderam a todos, mostrando a capacidade e vontade em superar seus limites, e como resultado, os atletas conquistaram três medalhas: Roger Xavier Rodrigues ficou em 2º. lugar no salto em distância - sub 14; e Gabriél Ferreira dos Santos ficou em 2°. lugar nos 250 metros - sub 16 e também conquistou o 2°. lugar no salto em distância - sub 16. Com os pódios nossos atletas irão representar o Estado de MS nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo no mês de setembro deste ano.