Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova distribuição gratuita de absorventes em escolas e unidades de saúde

por Sebastiao — publicado 19/12/2022 13h44, última modificação 19/12/2022 13h44

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou o Projeto de Lei nº. 07/2022 que dispõe sobre a disponibilização de absorventes higiênicos em escolas municipais e unidades de saúde.

Encaminhada para sanção do Executivo, a proposta tem autoria das vereadoras Gabriela Delgado (PSB), Márcia Lobo (MDB) e Cida do Zé Bugre (PL) e dos vereadores Josenildo Ceará (PT), Fábio Zanata (MDB) e Wilson Almeida (PSDB).

“Esse projeto tem como objetivo tornar obrigatória a disponibilização de absorventes, pois, apesar da menstruação ser um processo natural do corpo da mulher, o tema ainda é considerado tabu por muita gente”, comentaram os parlamentares na justificativa do projeto.

Segundo pesquisa feita por Always e Toluna com 1.124 mulheres de 16 a 29 anos em todas as regiões do Brasil, divulgada durante um evento de P&G, uma a cada quatro meninas já faltou à aula por não terem acesso a absorventes durante o período menstrual.

Chamada de pobreza menstrual, a falta de acesso a itens básicos de higiene é uma realidade que impacta a vida de muitas mulheres brasileiras. A pobreza menstrual é tão grande que muitas recorrem ao uso de miolo de pão, algodão e tecidos, como alternativas para conter o sangramento.

Em virtude disso, como em diversos Municípios do Brasil e até mesmo no Congresso Nacional, estão tramitando propostas que sugerem a distribuição de absorventes em espaços públicos, como escolas públicas e em unidades de saúde.