Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara concede moção à Escola Delmiro Bonin pela conquista do Prêmio Escola Super Sustentável

por Cleverson Gouveia publicado 07/06/2023 08h19, última modificação 07/06/2023 08h19

Agência 7ª Arte/CMNA

A Escola Municipal Delmiro Salvione Bonin foi destaque na sessão ordinária da Câmara de Nova Andradina da última terça (30). A escola localizada no assetamento Angico recebeu moção de parabenização de autoria do vereador Fábio Zanata (MDB) pela conquista do Prêmio Escola Super Sustentável.

O título foi entregue à diretora Renata Costa, aos professores e alunos da unidade. Além do troféu, a escola municipal recebeu R$ 18 mil para investir em melhorias nas suas instalações e promoções de atividades por meio do Projeto Rural Sustentável Cerrado (PRSC).

Com a maior pontuação do Brasil, a escola recebeu todos os méritos pelo grande número de atividades e interações realizadas durante as etapas do projeto.  O placar nacional das escolas participantes mostra que, de longe, a Escola Municipal Delmiro Salvione Bonin foi absoluta na conquista deste título nacional.

O vereador Fabio Zanata citou o educador, filósofo e pedagogo Paulo Freire para demonstrar o reconhecimento da Casa de Leis pela conquista. “É através da educação que podemos incentivar nos jovens, noções de cidadania, solidariedade e autonomia intelectual, bem como o fortalecimento de atitudes coerentes com a democracia, honra e respeito ao próximo”, sendo assim ressalto o sucesso do projeto aliado a iniciativa e comprometimento dos/das estudantes e dos/das servidores/as na competição”.

A diretora Renata Costa agradeceu a homenagem e falou do sentimento de chegar em Brasília para receber tamanha premiação. “É um orgulho para uma escola de zona rural receber o título de Escola Super Sustentável, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Não foi um trabalho de uma pessoa só, mas de uma comunidade inteira - desde funcionários administrativos, professores, pais, alunos, muitas empresas e escolas parceiras. Hoje somos uma escola modelo em educação ambiental, que traz orgulho para toda comunidade. Então, estamos no caminho certo. Parabéns a todos”,

Mais sobre o projeto premiado da escola

A ampla programação de atividades socioambientais, a mobilização de seus alunos e professores participantes, os trabalhos de reflorestamento e interações entre escolas e comunidades fizeram a diferença na conquista do prêmio. Dentre as atividades desenvolvidas estão palestras, oficinas, confecção de jogos com sucatas, sabão ecológico, interações entre escolas, teatros e apresentações culturais, exposições, visitas de estudo, construção de viveiro, hortas e minhocários, confecção de caldas orgânicas e adubos; plantio de sementes e árvores nativas, coleta de sementes e confecção de sementecas dentre muitas outras atividades todas com foco no Cerrado, Sustentabilidade e Educação.

O objetivo foi de sensibilizar os estudantes a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.

O projeto foi desenvolvido durante o 2º semestre de 2022 com os estudantes do Ensino Fundamental tendo como foco principal a Educação Ambiental. No decorrer da competição foi fundamental todas as parcerias firmadas para que o projeto tivesse êxito em seu desenvolvimento, dentre elas a Energética Santa Helena, presente direta ou indiretamente na maioria das ações, a Brasilwood Reflorestamento, Ernando Silva de Aguilar, Monitor da IABS - instituto brasileiro de desenvolvimento e sustentabilidade. Destaca-se ainda a participação das escolas Machado de Assis através de sua diretora Ana Claudia Silva, Maria Neuza, pelo Pingo de Gente, Fabio Zanata pela Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, a prefeitura municipal, através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde, sobretudo os servidores da Escola Professor Delmiro Salvione Bonin.