Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Nova Andradina reforça campanha do MPE: “Você Merece Um Amor Leve”

Câmara de Nova Andradina reforça campanha do MPE: “Você Merece Um Amor Leve”

por Cleverson Gouveia publicado 13/06/2025 09h58, última modificação 13/06/2025 09h58
Câmara de Nova Andradina reforça campanha do MPE: “Você Merece Um Amor Leve”

Divulgação

A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Andradina iniciou nesta semana a divulgação da campanha “Você Merece Um Amor Leve”, promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE). A iniciativa reforça o papel da informação, da prevenção e da atuação conjunta para enfrentar a violência doméstica e reduzir os índices de feminicídio em Mato Grosso do Sul.

Criada em 2023, a Campanha “Você Merece Um Amor Leve” nasceu com a missão de fortalecer as redes de apoio às mulheres e estimular a sociedade a identificar e intervir em situações de violência. Em suas edições anteriores, contou com a participação da cantora campo-grandense Karina Marques (2023) e do ator Raul Gazolla (2024), que compartilhou sua vivência pessoal com o feminicídio como forma de mobilizar o debate público sobre o tema.

A iniciativa é realizada pelo Nojúri, representando pela Promotora de Justiça Lívia Bariani, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), representado pela Promotora de Justiça Renata Goya, Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nevid), representado pela Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, Promotorias de Justiça do interior do Estado, além do Departamento de Comunicação (Decom) do MPMS.

Após a 1ª edição, a campanha foi expandida para o interior do Estado, com Dourados como sede do lançamento regional. O movimento reforça o compromisso institucional do MPMS em alcançar todas as regiões de Mato Grosso do Sul com ações educativas, preventivas e de enfrentamento à violência contra a mulher.

Ao longo de suas edições, “Você Merece Um Amor Leve” vem se consolidando como uma importante ferramenta de conscientização e mobilização social, levando a mensagem de que o amor verdadeiro jamais machuca — e que toda mulher tem o direito de viver sem medo, com respeito, liberdade e dignidade.

Dados alarmantes

Dados do Dossiê Feminicídio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, conduzido pelo Nojúri e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), alertam para o aumento expressivo da violência contra a mulher e dos feminicídios consumados.

De janeiro a dezembro de 2024, o Estado registrou 27 feminicídios e 82 tentativas.

De janeiro a maio de 2025, o dossiê aponta o registro de 14 feminicídios consumados e mais de 20 tentativas — um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve três feminicídios consumados e 14 tentativas.

Mídias Sociais