Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara emite nova Moção de Repúdio à Superintendência do DNIT

Câmara emite nova Moção de Repúdio à Superintendência do DNIT

por Cleverson Gouveia publicado 07/12/2023 10h15, última modificação 07/12/2023 11h40
Câmara emite nova Moção de Repúdio à Superintendência do DNIT

Agência 7ª Arte

A Câmara Municipal de Nova Andradina, em sessão plenária, expressou novo repúdio em virtude das declarações do superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis Junior, em resposta à moção encaminhada anteriormente pela Casa de Leis.

No ocasião, os parlamentares reforçaram a necessidade de intervenções  na rodovia federal BR-376, no trecho localizado em frente ao Frigorífico JBS, em decorrência do número de acidentes registrados na via, entre eles o que vitimou o nova-andradinense Luiz Carlos de Almeida Porfiro.

A Moção de Repúdio, reforçada em decorrência das declarações do superintendente em resposta à Nota anteriormente encaminhada pela Câmara, foi motivada pela postura adotada pelo gestor no documento ao, consequentemente, responsabilizar as próprias vítimas pelos acidentes recorrentes na rodovia, indicando que a solução para evitar novas ocorrências se resume, tão somente, a "seguir o Código de Trânsito Brasileiro e ter mais educação ao conduzir um veículo automotor".

Ao desviar o foco da discussão central sobre a urgente necessidade de medidas concretas para solucionar esse grave problema, as declarações do representante do DNIT foram consideradas não apenas desrespeitosas, mas também reveladoras de uma falta de comprometimento com a realidade enfrentada pelos cidadãos que transitam diariamente por essa via.

A Câmara Municipal enfatizou a inadmissibilidade de tal postura, especialmente diante dos pleitos reiterados ao longo de diversas legislaturas em busca de soluções para a segurança viária no referido trecho.

Diante disso, a Câmara reiterou seu compromisso com a defesa dos interesses da comunidade, exigindo do DNIT uma revisão imediata de seu posicionamento e a implementação urgente de ações que promovam a segurança viária nesse trecho da BR-376.

“Espera-se, portanto, que o DNIT de Mato Grosso do Sul adote uma postura mais responsável, comprometida e efetiva em relação à questão, focando em soluções que garantam a integridade e o bem-estar dos usuários da via, ao invés de simplesmente transferir a responsabilidade para os usuários”, diz trecho da Moção.

A Moção de Repúdio emitida pela Câmara Municipal de Nova Andradina visa não só expressar a indignação diante das declarações do Superintendente do DNIT, mas também reforçar o compromisso com a segurança viária e a defesa dos interesses da comunidade local.

     

Mídias Sociais