Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal sedia reunião para debater destinação de resíduos agrotoxicos

Câmara Municipal sedia reunião para debater destinação de resíduos agrotoxicos

por Cleverson Gouveia publicado 22/01/2023 23h18, última modificação 22/01/2023 23h18
Câmara Municipal sedia reunião para debater destinação de resíduos agrotoxicos

CMNA

Utilizar defensivos agrícolas é uma prática comum nas lavouras, ajudando em diversos aspectos. Porém, o descarte das embalagens, se não for feito de modo correto, pode trazer sérios prejuízos.

A destinação adequada dos resíduos e embalagens de defensivos agrícolas motivou a realização de uma reunião na Câmara Municipal de Nova Andradina na manhã desta sexta-feira (19) para debater a responsabilidade da cadeia produtiva (empresas de fabricação, lojas de venda, revenda, postos de recebimento e produtores), poderes executivo e legislativo municipais, além do Iagro.  

O Poder Legislativo foi representado pelo vereador Sandro Hoici, sendo assistido pelo assessor jurídico Walter Bernegozzi. A subsecretaria de meio ambiente e engenheira agrônoma Cornélia Nagel foi destacada pela Prefeitura. Gerentes das cooperativas e revendedores da Cocamar e da Copasul, 3 produtores rurais e dois servidores do Iagro (fiscal e inspetor) também participaram da reunião. 

O impasse central é que não existe um consenso sobre quem é o responsável pela destinação final das embalagens vazias e utilizadas.

Atualmente, os produtores encontram dificuldades para efetuar o descarte nas revendedoras. Essas, por sua vez, alegam que não possuem condições e nem obrigação de armazenar e promover o descarte de tais resíduos, tendo apenas o dever de indicar aos agricultores a entidade para enviar esses produtos, o INPEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, cuja unidade mais próxima fica em Naviraí (MS). 

Na oportunidade, os produtores e cooperativas pleitearam a implantação de um ponto de recebimento e armazenamento das embalagens de agrotóxicos no município de Nova Andradina para evitar este deslocamento. 

Ao final, os participantes decidiram convidar o Ministério Público para discutir, orientar e definir estratégias que possam contribuir para resolver o problema.

Importância da destinação adequada de resíduos 

O descarte das embalagens, se feito de maneira inadequada, pode contaminar o solo e água, sendo prejudicial para as plantas aquáticas, peixes e animais terrestres.

Além disso, pode ocorrer intoxicação humana aguda ou crônica.

     

Mídias Sociais