Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara propõe criação do “Espaço dos Pioneiros” em Nova Andradina

Câmara propõe criação do “Espaço dos Pioneiros” em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 26/10/2023 11h04, última modificação 26/10/2023 11h04
Câmara propõe criação do “Espaço dos Pioneiros” em Nova Andradina

Agência 7ª Arte

A vereadora Cida do Zé Bugre apresentou, na 35ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa da Câmara Municipal de Nova Andradina, iniciativa que visa “honrar e reconhecer aqueles indivíduos notáveis que desempenharam um papel fundamental na construção e desenvolvimento da cidade”.

Trata-se da Indicação 436/2023, em que solicitou à Prefeitura, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e à Fundação Nova-Andradinense de Cultura a criação do “Espaço dos Pioneiros”.

Na justificativa, a parlamentar argumentou que a medida “seria uma oportunidade única para reconhecer e celebrar aqueles que desempenharam um papel vital na história da cidade”. “Além disso, o espaço serviria como um ponto de encontro e educação para a comunidade, proporcionando a realização de eventos culturais, palestras educativas e atividades que promovam a valorização da história local”, explicou.

Na visão da parlamentar, o Espaço dos Pioneiros de Nova Andradina se configuraria como um local de homenagem e reflexão, onde os visitantes poderão aprender sobre a história da cidade e as pessoas que contribuíram ao longo do tempo.

Entre as possíveis inclusões no espaço, conforme sugerido pela vereadora, estão um monumento ou escultura representando os pioneiros, com seus nomes gravados na base, placas informativas com histórias e fotografias dos pioneiros, um jardim ou área verde para reflexão, e um espaço interativo, como um museu ou centro de visitantes, com exposições sobre a história local.

Para Cida, a proposta irá “resgatar e preservar a memória daqueles que foram fundamentais para o desenvolvimento de Nova Andradina, ao mesmo tempo em que proporciona um ambiente de aprendizado e valorização da história local”.

“Nova Andradina é uma cidade que cresceu e se transformou ao longo dos anos, graças ao árduo trabalho e dedicação de muitos pioneiros que chegaram aqui em busca de novas oportunidades e um futuro melhor para suas famílias. Esses visionários desbravaram terras, enfrentaram desafios incalculáveis e construíram as bases de nossa cidade. Suas histórias são fonte de inspiração e merecem ser preservadas e compartilhadas com as gerações futuras”, concluiu a vereadora.