Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita intérpretes de LIBRAS para órgãos públicos municipais

Câmara solicita intérpretes de LIBRAS para órgãos públicos municipais

por Sebastiao — publicado 25/03/2021 11h15, última modificação 25/03/2021 11h15

O vereador Josenildo Ceará (PT) e a vereadora Gabriela Delgado (PSB) solicitaram por meio de indicação que sejam viabilizados intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todas as recepções de órgãos públicos ligados à Prefeitura e Câmara Municipal de Nova Andradina.

No pedido, os parlamentares destacaram a necessidade ao poder executivo. “Os intérpretes de LIBRAS são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa com necessidades especiais auditivas que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais”, destacou Ceará.

Com a presença dos interpretes, segundo os vereadores, se reduziriam as barreiras na comunicação que impedem as interações sociais das pessoas com deficiência e as privam de exercer direitos perante órgãos públicos e outras instituições. “A inclusão se faz com o preparo de pessoas para lidar com as situações adversas e a língua de Libras é parte de um processo de inclusão necessário”, completou Gabriela.

A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e encaminhada para análise do prefeito Gilberto Garcia com cópia para o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB), e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.