Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara volta a questionar falta de medicamentos na Farmácia Básica Municipal

Câmara volta a questionar falta de medicamentos na Farmácia Básica Municipal

por Cleverson Gouveia publicado 24/05/2023 11h20, última modificação 24/05/2023 11h18
A implantação de terapias complementares como Aromaterapia e Acupuntura na rede de saúde pública municipal também pautaram os vereadores
Câmara volta a questionar falta de medicamentos na Farmácia Básica Municipal

Arquivo/PMNA

Em mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina,  promovida no Plenário Sidney Sanches no dia 23 de maio, os vereadores questionaram a falta de medicamentos na Farmácia Básica Municipal. Apesar dos investimentos na aquisição de remédios anunciados pelo governo municipal, as reclamações dos munícipes tem sido uma tônica constante.

Para dar uma resposta aos nova-andradinenses, o presidente Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e demais vereadores se uniram para encaminhar a Secretaria Municipal de Saúde requerimento (61/2023) solicitando informações sobre os processos licitatórios e a previsão de chegada de medicamentos para atender à necessidade das famílias, além da lista contendo o estoque de medicamentos disponíveis na Farmácia atualmente.

Ainda repercutindo a disponibilização de medicamentos na Farmácia Municipal, as vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) e o vereador Arion Aislan (PL) sugeriram, por meio da indicação 205/2023, a inclusão de fármacos prescritos no pós-cirúrgico das cirurgias oftalmológicas que estão sendo realizadas no Hospital Regional pelo SUS, devido ao alto custo para os pacientes.

Terapias complementares aos tratamentos tradicionais

A saúde e o bem-estar da população são prioridades para o poder legislativo de Nova Andradina. Isso é facilmente perceptível diante do grande volume de matérias legislativas neste setor. Nesta sessão ordinária de terça (23), isso não foi diferente.

As vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) apresentaram indicação 206/2023, em que trazem como sugestão para o município a implantação do método de aromaterapia na rede municipal de saúde. Em outra matéria a vereadora Márcia Lobo reitera o pedido (indicação 189/2022) para a implantação do método de acupuntura.

Ambos os métodos são considerados terapias alternativas complementares aos tratamentos tradicionais para as mais diversas patologias. Tanto a aromaterapia quanto a acupuntura foram implementadas pelo   Único de Saúde (SUS) oferecidas nas unidades de tratamento de forma gratuita, e tem sua eficácia comprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil.