Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Censo do IBGE e reforma geral do prédio pautam reunião com servidores da Câmara Municipal

por Cleverson Gouveia publicado 06/02/2023 14h43, última modificação 06/02/2023 14h43
Presidente do Legislativo e diretores destacaram investimentos para melhoria das condições de trabalho, preservação do patrimônio público e normas de conduta para os servidores

CMNA

Às vésperas da 1ª Sessão Ordinária de 2023, após o recesso parlamentar e eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Nova Andradina, o presidente Dr. Leandro Fedossi (PSDB), os diretores Claudinei Araujo (legislativo) e Axel Dias Oliveira (administrativo), e o assessor jurídico Walter Bernegozzi convocaram os servidores para apresentar as normas de conduta e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), com o propósito de otimizar os trabalhos da Casa de Leis.

Além da pauta voltada a assuntos internos, Dr. Leandro destacou sua preocupação com o baixo índice de pessoas entrevistadas pelos recenseadores do IBGE. Até o momento, 42 mil habitantes foram contabilizados em Nova Andradina, índice muito abaixo da estimativa populacional, que é de 52 mil para o ano de 2023. Para atestar que muita gente não respondeu ao questionário do IBGE, o presidente perguntou aos servidores quem já havia recebido a visita dos recenseadores.

“Num universo de aproximadamente 60 servidores, 10 não foram recenseados. É uma amostra pequena dentro da população geral do município, mas significativa se pensarmos que isso se reflete em outras empresas, no comércio e outras localidades”, analisou.

Diante da contestação, Dr. Leandro ligou para a Central de Atendimento do Censo e solicitou para que os recenseadores viessem até a Câmara para fazer as entrevistas junto aos servidores, o que foi feito no mesmo dia. Outras alternativas como a utilização dos agentes de saúde na busca ativa de pessoas que ainda não responderam ao questionário do IBGE também foram propostas na reunião.

“O Censo é necessário para conhecer a população residente em Nova Andradina, de modo a embasar a formulação de políticas públicas e, principalmente, subsidiar a distribuição da verba federal de acordo a população da cidade. Daí, a importância de definir novas estratégias para conseguir coletar os dados da população que ainda não foi recenseada”, avaliou o presidente do legislativo, sugerindo que os demais órgãos públicos e empresas façam uma pesquisa interna com seus trabalhadores e ajudem nessa importante tarefa.

“Temos que começar fazendo essa busca ativa na nossa casa, no nosso ambiente de trabalho. A Prefeitura, por exemplo, tem quase 2 mil funcionários. A Usina, os

frigoríficos e o comércio local também têm um quadro de pessoal muito significativo. Se conseguirmos levar o Censo até esses locais, o percentual da população recenseada poderia melhorar”, completou.

Novos investimentos para melhoria das condições de trabalho dos servidores e preservação do patrimônio público

Visando a melhoria das condições de trabalho dos servidores, a nova mesa diretora anunciou a aquisição de notebooks para todos os gabinetes dos vereadores e realizou treinamento com os assessores para capacitação no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), software de gestão pública orientado a processos, com tecnologia em nuvem e funcionalidades que contribuem para transparência das rotinas administrativas e melhoria dos serviços ao cidadão.

A reforma geral da Câmara Municipal de Nova Andradina também foi outro assunto abordado na reunião. Segundo Dr. Leandro, o prédio sofre com problemas estruturais recorrentes, que causam infiltrações, vazamentos e rachaduras nas paredes e no teto. “A preservação do patrimônio público é um dever de todos nós. E a Casa de Leis é o palco da democracia, dos grandes embates políticos, de homenagens e eventos socioculturais. Ao final da obra, teremos um prédio estruturado para os vereadores e servidores e um espaço confortável para receber os munícipes. Aqui é a Casa do Povo, e ela precisa estar muito bem organizada. A população merece”, encerrou o presidente do legislativo.

A reunião foi acompanhada pelos vereadores Alemão da Semente (PDT) e Pedro Soares (PSD).