Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Com déficit de R$ 340 mil mensais, Hospital Regional pedirá aumento em repasse ao governo do Estado

por Cleverson Gouveia publicado 27/06/2023 08h20, última modificação 27/06/2023 08h20
Presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Leandro Fedossi afirmou que irá somar esforços com os prefeitos da microrregião para viabilizar o aumento nos repasses estaduais ao HR

PMNA

Na manhã desta segunda-feira (24), o presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi, participou de uma reunião entre a direção da Funsau, mantenedora do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, prefeitos e secretários de saúde da microrregião de Nova Andradina para debater a situação financeira da instituição hospitalar.

O HR é referência no atendimento de média e alta complexidade para os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul e Anaurilândia. A reunião foi realizada na sala anexa ao gabinete da Prefeitura de Nova Andradina, com a presença da maioria dos chefes do poder executivo dessas cidades.

Segundo dados apresentados pelo diretor geral, Márcio Pegoraro, o déficit mensal é de R$ 340 mil e o custo para atendimentos dos pacientes de toda a região é maior do que o valor pactuado com as prefeituras municipais.

Atualmente, cerca de R$ 10 mil/mês são repassados, por município, para cobrir o custeio do atendimento aos usuários. Além deste valor, Batayporã contribui com mais R$ 30 mil/mensais, repassados diretamente pelo governo do Estado por meio de convênio.

Diante do déficit financeiro, a Secretaria Estadual de Saúde assumiu o compromisso de ampliar o aporte ao HR, aumentando em R$ 140 mil o valor do repasse, através da assinatura de um termo aditivo de contrato, que deve passar a vigorar nos próximos meses. No entanto, o rombo ainda chegaria a R$ 200 mil/mês e os prefeitos alegaram que não têm condições de ampliar os repasses ao hospital.

“Ficou acordado que os prefeitos em parceria com os vereadores irão reivindicar um novo aporte financeiro ao governo do Estado para ajudar a cobrir as contas do hospital. Como líder do poder legislativo de Nova Andradina vamos somar esforços, nos reunir com os secretários de governo, deputados e lideranças para buscar soluções e ajudar na manutenção do nosso hospital, que presta um excelente serviço há mais de 160 mil pessoas que vivem nas cidades que compõem a regional”, declarou o presidente da Câmara e médico, dr. Leandro Fedossi.