Com expectativa de gerar 400 empregos, curtume é destacado pela Câmara de Nova Andradina
Com a expectativa de gerar mais de 400 empregos em Nova Andradina, o Curtume Viposa S.A. Indústria e Comércio foi destacado pela Câmara Municipal por meio de moção de parabenização proposta pelo vereador Robertinho Pereira (PMDB). A comenda foi concedida durante sessão ordinária deliberativa.
O parlamentar entregou a moção ao gestor da unidade de couros no município, Adriano Henrique Resende, que, na ocasião, representou o proprietário do curtume, Eduardo Seleme. “É um reconhecimento pelo grande investimento da construção do prédio próprio e ampliação da empresa onde, atualmente, vários empregos são ofertados”, afirmou Robertinho.
“Seguindo seu plano estratégico de ampliação e agregação de valor aos produtos industrializados, a Viposa lançou seu mais novo projeto em Nova Andradina para ampliação desta filial, iniciando um investimento para construção de uma planta de recurtimento de couros semiacabados, que trará para o município a geração de mais 400 empregos diretos. Esta planta tem em sua concepção o emprego da mais avançada tecnologia, para recurtimento de couros e o mais moderno sistema de tratamento de efluente, tendo em vista o respeito e cuidado ao meio ambiente”, completou Robertinho.
A Viposa S.A iniciou as atividades em 25 de agosto de 1954, na cidade de Caçador (SC). Pertence à família Seleme, atua nos ramos de industrialização, comercialização, importação e exportação de couros e seus derivados, subprodutos e manufaturados de calçados e cabedais. No ramo do couro, produz couros bovinos em wet blue, semiacabado e acabado. No ramo de calçados são produzidos na forma de cabedais para exportação e calçados de segurança para o mercado brasileiro e peças em couros para indústria automobilística, como coifas para câmbio e volantes.
A empresa deu início ao processo de expansão geográfica para a região centro norte do país, em 2001, adquirindo um curtume em Varzea Grande (MT), sua primeira filial. Na sequência, vieram as plantas de Sinop (MT) e Presidente Médici (RO), em forma de sociedade, onde é processada a matéria prima originada no norte do país.
A história da Viposa em Mato Grosso do Sul começa em 2011, quando arrendou a unidade de curtume do antigo frigorífico Independência, em Nova Andradina, onde funcionou por dois anos fazendo couros wet blue e semiacabados, chegando a geração de 420 empregos.
Após a venda do Independência e com a necessidade de entrega da planta fabril para firmar sua permanência na região, foi montado um centro de distribuição com instalações arrendadas em Nova Andradina e iniciado o projeto para uma moderna planta própria para inspeção, remolho, enxugamento e divisão de couros Wet Blue, que ficou pronta em dezembro de 2016 e que hoje emprega 120 colaboradores.
A Viposa conta com cerca de 1.600 colaboradores diretos nas plantas de Caçador (sede), Várzea Grande (filial) e Nova Andradina. Se somado as empresas que a Viposa é sócia, o total de funcionários chega ao número de 2.300.