Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Com plenário lotado, Câmara Municipal abre III Semana da Escola do Legislativo

Com plenário lotado, Câmara Municipal abre III Semana da Escola do Legislativo

por Cleverson Gouveia publicado 07/11/2023 11h05, última modificação 07/11/2023 11h05
Evento realizado em parceria com a FINAN segue até a próxima sexta-feira; confira programação
Com plenário lotado, Câmara Municipal abre III Semana da Escola do Legislativo

CMNA

Com o tema “O Direito em Estudos”, a III Semana da Escola do Legislativo foi aberta oficialmente em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (06) no plenário Sidney Sanches, da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Andradina.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi (PSDB), e do vereador Arion Aislan (PL). Além dos representantes do legislativo, a mesa também foi composta pelo diretor da FINAN, Lauro Andrey Monteiro de Carvalho, e pela coordenadora do curso de Direito, Mariana Stábile Mendes.

“Essa iniciativa demonstra um compromisso da Câmara Municipal com a educação continuada e o debate jurídico, essenciais para a formação de profissionais capacitados e para o fortalecimento das instituições democráticas”, definiu o vereador Dr. Leandro Fedossi.

A cerimônia foi destacada ainda pelo prefeito de Batayporã, Germino Roz (PSDB), diretor jurídico da Câmara, Fernando Mitsunaga, e presidente da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Stênio Ferreira Parron.

O plenário da Casa esteve lotado por acadêmicos e professores durante todo o evento, que contou ainda com a palestra “As Provas do Tribunal do Júri”, ministrada pela juíza de Direito da Comarca de Batayporã, Izabella Assis Trad.

Para o vereador Arion Aislan, que já atuou como docente na FINAN, “essa programação variada e abrangente demonstra o comprometimento dos organizadores em proporcionar uma experiência educacional completa, imersiva e atualizada, destacando a importância de temas contemporâneos e práticas jurídicas no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Direito e demais interessados”.

O evento que segue até sexta-feira (10) tem a organização da Câmara de Vereadores, através da Escola do Legislativo, e das Faculdades Integradas de Nova Andradina (FINAN), apoiado pelos departamentos Jurídico e de Comunicação do legislativo municipal.

Programação
As atividades seguem nesta terça-feira (07), às 19h, com abordagem relacionada à prática em processo legislativo, coincidindo com a 37ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa. “Esta será uma oportunidade para os participantes entenderem mais profundamente o funcionamento prático do processo legislativo”, complementou Dr. Leandro.

Na quarta-feira (08), também às 19h no Plenário Sidney Sanches, será realizado Júri Simulado pelos acadêmicos do 8º semestre do Curso de Direito da FINAN. O exercício visa proporcionar uma vivência prática do que é o tribunal do júri.

A programação segue na quinta-feira (09), às 19h15, com a palestra "O Impacto das Novas Tecnologias no Direito do Trabalho", ministrada pela juíza titular da Vara do Trabalho de Nova Andradina, Neiva Márcia Chagas, também na Câmara Municipal.

Encerrando a semana, na sexta-feira (10), às 19h15, o plenário da Casa de Leis receberá o promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Andradina, William Marra Silva Junior, para a palestra "Direitos Fundamentais no Tribunal do Júri".