Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Completando 40 anos de fundação, Banda Municipal Getúlio Vargas recebe homenagem

por Cleverson Gouveia publicado 30/08/2023 12h35, última modificação 30/08/2023 12h35
Maestro Edson Dias Pinheiro também recebeu moção de parabenização pelos 23 anos de relevantes serviços prestados à comunidade nova-andradinense

Agência 7ª Arte/CMNA

Completando 40 anos de fundação, a Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas e o maestro Edson Dias Pinheiro, há 23 anos à frente dessa corporação musical, receberam homenagem da Câmara Municipal de Nova Andradina na última terça-feira, dia 29 de agosto, durante a sessão ordinária.

A moção de parabenização também se estendeu à secretária Delma Prado Cavalcante, responsável pela pasta de Cidadania e Assistência Social, a qual este projeto municipal está subordinado.

Na justificativa, o autor da honraria, vereador Pedro Soares (PSD), e demais vereadores e vereadoras subscritos destacou a trajetória de sucesso da Banda, desde a sua fundação em três de julho de 1983, até a chegada do maestro Edson Pinheiro, no ano 2000, permanecendo até os dias atuais.

Em suas consideraçaões, Pedro Soares destacou o viés social e caráter musical do projeto da “GV” (Getúlio Vargas), como a banda é carinhosamente apelidada.

“Pela sua história, a Banda é motivo de orgulho e, futuramente, deve tornar-se patrimônio cultural e imaterial do município. Um projeto que revela grandes talentos, celeiro de músicos, que pode também fazer a diferença na vida de pessoas por meio atividades de musicalização, recreação e lazer ofertadas”, destacou o vereador, ressaltando ainda a dedicação e profissionalismo do maestro Edson.

Hoje, a Banda Municipal conta com 160 integrantes, crianças e adolescentes oriundos dos Programas sociais e da comunidade. O trabalho de musicalização traz como resultado o ingresso de músicos nas forças armadas, nas igrejas, e cantores no município e outras localidades. Além disso, a conquista de 123 troféus e inúmeros títulos oriundos da participação em competições e festivais de bandas; a credibilidade e o respeito no meio musical no cenário nacional no segmento de bandas e fanfarras.

Em nome do governo municipal, a secretária Delma agradeceu aos alunos, aos pais, voluntários e profissionais que ao longo de 4 décadas contribuíram para a manutenção do projeto e destacou ainda investimentos públicos para melhorar a infraestrutura do prédio, as vestimentas e instrumentos musicais utilizados pela Banda Marcial.