Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conheça o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 07/06/2023 08h23, última modificação 07/06/2023 08h23
Ferramenta informatiza e agiliza procedimentos sem custos financeiros para a Casa de Leis

Divulgação

Implantado em 2021 sob a coordenação da Diretoria Legislativa da Câmara de Vereadores de Nova Andradina, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL - sapl.novaandradina.ms.leg.br) tem garantido economia aos cofres públicos e simplificado a atividade de parlamentares e servidores.

“Utilizamos uma ferramenta que informatiza e agiliza os procedimentos sem qualquer custo financeiro, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação”, comentou o presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB).

O SAPL foi criado pelo Programa Interlegis do Senado Federal e tem como objetivo tornar o trabalho das Câmaras de Vereadores mais transparente e acessível. Disponibilizado gratuitamente, a ferramenta permite que a população acompanhe a produção legislativa dos parlamentares, a tramitação das matérias e os resultados das votações.

No portal também é possível aplicar filtros de pesquisa por vereador, tipo de matéria (por exemplo: projeto de lei, indicação, requerimento entre outros) e por sessão, além da pauta do que já foi e do que ainda será votado pelos vereadores de Nova Andradina. As atas e os vídeos de todas as sessões realizadas também estão disponíveis.

Entre as principais funções do SAPL estão ainda mecanismos que visam facilitar a gestão de dados para as futuras legislaturas, tais como a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção da base de leis, consultas às informações parlamentares entre outros assuntos.

“É uma ferramenta importantíssima e que vem ao encontro do que essa Legislatura, com o apoio de todos os vereadores e vereadoras, tem buscado: a modernização do poder público aliada à economia, reduzindo o impacto no meio ambiente, custos com papel e outros itens”, completou o presidente da Câmara.