Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Crianças com hipersensibilidade auditiva da rede municipal poderão receber abafadores de ruídos

por Cleverson Gouveia publicado 20/10/2023 09h44, última modificação 20/10/2023 09h44
Para o vereador Ceará do PT, a adoção desses abafadores, adaptados às necessidades das crianças, proporcionará um ambiente mais acolhedor e inclusivo.

Divulgação

Ambientes com muitos ruídos causam incômodos para crianças com autismo e hipersensibilidade auditiva. Pensando nisso e na inclusão deste público e de suas famílias, o vereador Ceará do PT solicitou à Secretaria de Educação que seja adotado o uso de abafadores de ruídos para crianças sensíveis nas unidades escolares da rede municipal de Nova Andradina.

A iniciativa consta na indicação Nº. 441/2023, apresentada na 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça (17).

Em sua justificativa, Ceará ressalta aspectos da legislação e o dever do Município de promover políticas públicas direcionadas a inclusão de PcD, destacando ainda que nas escolas municipais estão matriculadas crianças com algum tipo de sensibilidade, sejam elas crianças autistas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou outro tipo de neurodiversidade, que impacta no seu convívio social, de modo a prejudicar o seu desenvolvimento e desempenho escolar.

“A utilização de abafadores de ruídos ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e propicio para o aprendizado, minimizando os estímulos sonoros que possam causar desconforto e distração que podem contribuir para a inclusão de crianças com sensibilidade nas atividades coletivas da escola, ao reduzir a ansiedade associada ao excesso de estímulos sonoros, e que estas se sentirão mais seguras e motivadas para interagir com colegas e professores”, argumentou.

A distribuição desses abafadores, devidamente certificados e adaptados às necessidades das crianças, proporcionará um ambiente mais acolhedor e inclusivo. A redução dos estímulos sonoros excessivos permitirá que as crianças se concentrem melhor nas atividades escolares, estimulando seu aprendizado e bem-estar emocional”, diz a justificativa.