Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / De olho na economia, proposta visa adesão de software que integra órgãos públicos

por Marcos — publicado 24/05/2019 13h01, última modificação 24/05/2019 13h01
Pauta vem sendo defendida no plenário da Câmara desde 2011

De olho na economia, os vereadores Amarelinho (MDB) e Dr. Sandro Hoici (DEM) sugeriram a adesão de Nova Andradina ao software “e-Cidade”, programa que promove a integração de todos os órgãos públicos.

A indicação foi apresentada na sessão deliberativa da última terça-feira (21) e segue agora para o prefeito Gilberto Garcia (PR), com cópias às secretarias municipais de Finanças e Gestão e de Planejamento e Administração.

“A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-Cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento”, argumentaram os parlamentares.

O e-Cidade busca informatizar a gestão dos municípios de forma integrada. No caso de Nova Andradina, a ferramenta contemplaria a integração de diferentes entes municipais, como: Prefeitura, Câmara, Previna, Autarquias, Fundações entre outros.

Softwares livres
A indicação vai ao encontro de um requerimento apresentado em 2011 por Dr. Sandro. Na época, o vereador já destacava que a adoção de softwares livres possibilitava o desenvolvimento tecnológico, a diferenciação de produtos e serviços, a independência do fornecedor único e mais segurança na execução de processos.

Em 2011, o Município havia contratado uma empresa para implantar o sistema de gestão escolar. Diante disso, Dr. Sandro requereu dados sobre a relação custo/benefício na utilização de um software proprietário, em detrimento a utilização de software livre e de código aberto, citando como exemplo o i-Educar, opção então incentivada pelo Governo Federal.