Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Destaque em reportagem da TV Morena, Escolas Delmiro Salvione Bonin e Machado de Assis recebem Moção de Parabenização da Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 24/05/2023 11h11, última modificação 24/05/2023 11h11

Agência 7ª Arte/CMNA

Por iniciativa dos vereadores Wilson Almeida (PSDB) e Deildo Piscineiro (PSDB), as escolas Municipais Delmiro Salvione Bonin e Machado de Assis, foram homenageadas na Câmara Municipal de Nova Andradina. A moção de parabenização foi entregue na 15ª Sessão Ordinária da Câmara em virtude de as duas escolas serem destaques na reportagem da TV Morena, filiada da Rede Globo, a partir do Concurso Agrinho, Programa de Educação Ambiental e Agronegócio do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, voltado aos estudantes do Ensino Fundamental do campo e da cidade.

Na matéria, exibida em 28 de abril de 2023, pelo programa "Mais Agro MS", professores, diretores, pais e alunos contaram sobre a experiência acumulada através das atividades desenvolvidas pelo Projeto Agrinho, que incentiva crianças e jovens ao conhecimento do Agro e seus pilares de cidadania e sustentabilidade.

Nas edições do concurso Agrinho, Nova Andradina foi o município que mais logrou conquistas, apresentando os melhores trabalhos em diferentes categorias e segmentos, entre eles redação, desenho, experiência pedagógica e ações práticas desenvolvidas nas escolas.

Através destes resultados, a Câmara Municipal de Nova Andradina, por meio dos Vereadores Wilson Almeida da Silva e Edeildo Gonçalves dos Santos, fizeram questão de parabenizar as escolas Delmiro Salvione Bonin e Machado de Assis, bem como os alunos e professores, pelos importantes resultados conquistados no Concurso Agrinho 2022, além dos anos anteriores, em que as instituições também participaram e foram premiadas.

Ao falar da homenagem, o vereador Wilson Almeida destacou a importância do empenho dos professores para formação de cidadãos através da educação. “Só teremos um pais melhor se acreditarmos na educação, e acima de tudo, valorizando os professores. Portanto, só temos que agradecer aos diretores e professores, e principalmente, aos alunos por esta importante conquista. Parabéns a todos e a todos”, enfatizou.

No mesmo contexto, o vereador Deildo Piscineiro, parabenizou aos diretores, professores e alunos pela conquista. “Que trabalho maravilhoso e histórico e que teve reconhecimento da TV Morena. É um exemplo o trabalho que foi mostrado por estas duas intuições, parabéns a todos”, complementou o parlamentar ao falar da homenagem.

Ao utilizarem a tribuna, as diretoras Renata Costa (Delmiro Salvione Bonin) e Ana Cláudia (Machado de Assis), agradeceram aos parlamentares pela homenagem e ressaltaram que as duas escolas rurais de Nova Andradina, trabalham com muita dedicação e que fazem da educação do município, destaque. Acrescentando que as referidas instituições de ensino trabalham em diversos modelos de projetos, dentre eles, sustentabilidade, meio ambiente e agronegócio, e com isso, conquistando muitas premiações ”, pontuaram as educadoras.

Destaques

Resultado do Concurso Agrinho 2022, destaque para a categoria redação 3º ano, em primeiro lugar, a estudante Lorenna Salomão de Paula e professora Elaine da Silva Santana Santos da EM Professor Delmiro Salvione Bonin (Nova Andradina).

Categoria redação 9º ano/reportagem, em segundo lugar, o estudante, Elias da Silva Medrade e professora Maria Oliveira de Almeida da EM Machado de Assis (Nova Andradina).

Categoria desenho 2° ano, em segundo lugar, a estudante, Heloisa Brasaga Santos e professora Cinthia Oliveira de Almeida da EM Professor Delmiro Salvione Bonin (Nova Andradina).

Na ocasião, destacamos ainda os resultados do Concurso Agrinho 2018 e 2019. Categoria redação 4° ano 2018, em primeiro lugar, a estudante Geovana Breve Vieira e professora Rosimeire Merele Faria da Escola Municipal Delmiro Salvione Bonin.

Categoria desenho 1° ano 2019, em primeiro lugar, a aluna Maria Eduarda de Oliveira Ramos e professora Edriele Rosa da Silva da Escola Municipal Machado de Assis. A estudante, em segundo lugar, Thaís Finamor de Almeida Paula e professora Cinthia Oliveira de Almeida da Escola Delmiro Salvione Bonin.

Categoria desenho 2° ano 2019, em primeiro lugar, o estudante Davi Antônio da Silva Francisco e professora Edina Neres da Silva Mota da Escola Municipal Machado de Assis.

Categoria redação 4 ano, em primeiro lugar, a estudante Luana Brasaga Santos e professora Rosimeire Merele Faria da Escola Delmiro Salvione Bonin.

Já na categoria redação 8° ano/reportagem 2019, em quarto lugar, a estudante Maria Eduarda da Silva Matos e professora Maria Oliveira Almeida da Escola Municipal Machado de Assis.

Em 2018 a Escola Delmiro Salvione Bonin, conquistou o segundo lugar com o Prêmio Experiência Pedagógica, com a professora Lis Rogélin Moreira e a coordenadora Renata Aparecida Soares Santos Costa, e no ano seguinte, em 2019, a Escola Delmiro Salvione Bonin, conquistou ainda o 5° lugar com o Prêmio Escola Agrinho, tendo como relatora a diretora Renata Aparecida Soares Santos Costa.