Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia D de ações para homens e abono para servidores que atuam na vacinação contra a covid pautam indicações na Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 27/10/2022 13h01, última modificação 27/10/2022 13h01

Agência 7ª Arte

A criação de abono para servidores da Prefeitura de Nova Andradina que atuam nas campanhas de vacinação em virtude das ações de prevenção e enfrentamento à epidemia da covid-19, além da realização no mês de novembro do Dia D para os homens, foram pautadas durante a 31ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa.

A Indicação 331/2022, proposta pela vereadora Gabriela Delgado (PSB) e pelos vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Arion Aislan (PL) e Dr. Sandro Hoici (sem partido), solicita a realização no mês de novembro, do Dia D para os homens, em virtude da Campanha Novembro Azul, mês dedicado como objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um final de semana com atendimento nas ESF's para atender os homens que, por falta de disponibilidade de horário não conseguem realizar seu checkup de rotina. O pedido também é extensivo também para o Laboratório Municipal para que os mesmos possam já realizar seus exames.

“A indicação visa atender a uma demanda existente no nosso município, esse Dia D, tem o intuito de atender aos homens que tem deixado de cuidar da saúde pois há incompatibilidade com o horário de atendimento nas unidades básicas, dentre os profissionais mais afetados estão os motoristas e os peões de fazenda. A intenção é fazer um final de semana para atender todos aqueles que não dispõem de tempo durante a semana possam passar por uma consulta, podendo assim pegar receitas e realizar seus exames”, justificaram os parlamentares no pedido.

Já na Indicação 334/2022, os vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Wilson Almeida (PSDB), Gabriela Delgado (PSB), Josenildo Ceará (PT) e Márcia Lobo (MDB), propuseram a elaboração de Lei Municipal que conceda abono de incentivo aos servidores da Prefeitura de Nova Andradina que trabalharam nas ações de vacinação durante a pandemia do Coronavírus, responsável pela transmissão da Covid-19, de acordo com o Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde, pautado na Resolução nº 33/SES/MS, de 21 de junho de 2021.

Como justificativa, os parlamentares esclarecem que é preciso reconhecer o quão grande é a luta para salvar vidas em período pandêmico, e todos/todas que estiveram trabalhando durante a pandemia colocaram seu bem maior em risco, suas vidas e também de suas famílias, e, essa situação nos remete a pensar e solicitar que consigamos valorizar também financeiramente esses/essas trabalhadores/as, é o mínimo que podemos fazer, pontuaram os autores da propositura na referida indicação.