Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia do Socorrista é celebrado com homenagem ao SAMU de Nova Andradina

Dia do Socorrista é celebrado com homenagem ao SAMU de Nova Andradina

por Sebastiao — publicado 14/07/2021 12h02, última modificação 14/07/2021 12h02

O Dia do Socorrista, comemorado anualmente em 11 de julho, foi celebrado na Câmara Municipal de Nova Andradina com homenagem aos trabalhadores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio da Moção de Parabenização 06/2021, subscrita por todos os vereadores.

“Ressaltamos o sucesso desse trabalho que se dá pela dedicação e comprometimento de toda a equipe. São heróis salvando vidas. Ações de tamanha grandeza merecem todo o nosso respeito e reconhecimento público com extrema gratidão”, ressaltaram os parlamentares na Moção.

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, em que técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.

Ao chegar ao local (residência, via pública, trabalho, por exemplo), a equipe presta o cuidado necessário de acordo com a queixa/situação e encaminha a vítima, na maioria das vezes, para algum serviço terciário, no caso de Nova Andradina o serviço de referência é o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba.

O SAMU foi inaugurado em Nova Andradina no dia 1 de outubro de 2013. Desde então já foram registradas mais de 15.800 chamadas, das quais 12.458 foram atendimentos clínicos e 3.345 atendimentos por traumas. Somente no ano de 2021 foram computados quase 1000 atendimentos, totalizando 915 chamadas até o começo de julho.