Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ferramenta de combate à violência doméstica, geração energia solar e mais; confira indicações

por Sebastiao — publicado 20/05/2022 14h09, última modificação 20/05/2022 14h09

A 12ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa da Câmara de Vereadores encaminhou pacote de indicações para diversas áreas. Em uma delas, sugere a adesão do município ao programa “Botão do Pânico”, que visa o combate à violência doméstica, e, em outra, a instalação de Usina Geradora de Energia Fotovoltaica para atender todos os órgãos municipais de Nova Andradina.

Infraestrutura e serviços públicos
Já na Indicação 144/2022, de autoria da vereadora Márcia Lobo (MDB), foi proposta a criação de quadra de beach tennis, na Praça Israel Cardonski, no Bairro Portal do Parque, enquanto, na Indicação 145/2022, assinada pelo vereador João Dan (PDT), foi solicitado o rebaixamento das guias de meio-fio da Praça da Igreja São Pedro São Paulo, em Nova Casa Verde (ruas Edson Tolotti, Bianca Calixto e Avenida Dílson Casarotto).

Por sua vez, na Indicação 146/2022, Arion Aislan (PL) requereu raspa de asfalto para ser utilizada em estradas vicinais, como forma de melhorar a qualidade dos acessos às zonas rurais e locais ainda sem manta asfáltica. Na Indicação 147/2022, Deildo Piscineiro cobrou que sejam viabilizadas melhorias para o Conviver, como a construção de cobertura fechada na área da piscina, instalação de kit de aquecedor solar e aquisição de capa para piscina.

Deildo também assina a Indicação 148/2022, em que reivindica o recapeamento asfáltico, com instalação de canaleta, na Rua Luiz Antonio da Silva, esquina com a Avenida José Heitor de Almeida Camargo.

Botão do Pânico
A adesão de Nova Andradina ao programa “Botão do Pânico” foi oficializada na Indicação 149/2022, de autoria das vereadoras Gabriela Delgado (PSB), Marcia Lobo (MDB) e Cida do Zé Bugre (PL). O dispositivo visa ser um aliado no combate à violência doméstica sofrida por mulheres. Quando acionado, em virtude de perigo iminente de agressão, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida, além de ajudar o sistema de Justiça e a polícia a fiscalizar medidas protetivas oferecidas a mulheres vítimas de violência doméstica.

Na prática, o botão deve ser acionado pela mulher toda vez que o ex-marido ou companheiro, condenado a ficar distante dela, se aproximar. Para obter acesso ao botão, a Justiça deverá determinar, por meio de decisão judicial, a doação do dispositivo às mulheres que possuem medidas protetivas, com consentimento da vítima.

Mais infraestrutura e capacitação paradesportiva
A vereadora Gabriela também é autora da Indicação 150/2022, em que solicita urgência na limpeza de áreas institucionais de Nova Andradina e Nova Casa Verde. A parlamentar está ainda na Indicação 151/2022, juntamente com Arion, Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Marcia, em que pedem a instalação de varanda coberta e fechada nas laterais, com bancos para os pacientes se abrigarem da chuva enquanto esperam a abertura das ESFs de Nova Andradina e Nova Casa Verde.

A 12ª sessão contou ainda com a Indicação 152/2022, de autoria das vereadoras Cida e Márcia, solicitando capacitação paradesportiva para profissionais de Educação Física na Rede Municipal de Ensino, visando à preparação no processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas ou práticas de modalidades paradesportivas.

Usina de Energia Solar
A proposta de instalação de Usina Geradora de Energia Fotovoltaica consta na Indicação 153/2022, de autoria do presidente da Casa, vereador Dr. Leandro Fedossi. Nela, o parlamentar sugere a doação de área no Parque Industrial II, em parceria com a Câmara Municipal, no intuito de abastecer todos os órgãos municipais de Nova Andradina.

Segurança e recapeamento
Por fim, foram apresentadas as Indicações 154/2022, pela vereadora Cida, e 156/2022, pelos vereadores Wilson, Deildo e Cida. Na primeira, a parlamentar requer a destinação de cinco viaturas novas para a Polícia Militar. Já na segunda propositura é reivindicada a substituição de pisos de bloquete por pavimentação asfáltica na Rua 7 de Setembro, entre a Avenida José Heitor de Almeida Camargo e a Rua Espírito Santo, no Bairro Centro, incluindo os cem metros das ruas paralelas deste mesmo setor.