Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Galeria das Vereadoras é inaugurada em noite pra entrar na história de Nova Andradina

Galeria das Vereadoras é inaugurada em noite pra entrar na história de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 18/10/2023 11h15, última modificação 18/10/2023 11h20
Uma noite histórica, memorável, emocionante, marcada pela representatividade feminina, inclusão, reflexão e respeito às mulheres que fizeram, fazem e farão parte da história política nova-andradinense.
Galeria das Vereadoras é inaugurada em noite pra entrar na história de Nova Andradina

Agência 7ª Arte

Assim foi descrita a solenidade de inauguração da Galeria das Vereadoras por internautas e pessoas que acompanharam esta homenagem especial, proposta pela Procuradoria da Mulher, por meio das vereadoras Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Cida do Zé Bugre, com o apoio da Mesa Diretora e demais vereadores.

A presença das ex-vereadoras abrilhantou ainda mais o evento, com destaque para o discurso de cada uma delas e a apresentação do Coral formado por servidoras da Câmara Municipal, acompanhado pelo violonista e também servidor desta Casa, Marcos Santi, que apresentaram a música “É Preciso Saber Viver”, do grupo Titãs.

Conforme o Projeto de Resolução nº 02 de 25 de fevereiro de 2021, que “dispõe sobre a criação da galeria das mulheres na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Andradina”, este espaço é dedicado em resgatar e preservar suas histórias, eternizando, o importante papel que cada uma teve na construção da democracia local.

A presidente da procuradoria, vereadora Márcia Lobo, agradeceu a todas as parlamentares que a antecederam. “Vocês fizeram a diferença na política, nos encorajaram a acreditar em nós mesmas e que poderíamos nos tornar vereadoras. Leis, projetos de resolução, indicações, enfim, o trabalho de cada uma de vocês que se perpetua na história da cidade. E vocês, sempre estiveram sozinhas nesta Casa de Leis. Hoje, somos 3 vereadoras numa mesma legislatura e precisamos que outras mulheres venham vir somar e deixar sua marca na política”, declarou a vereadora do MDB.

Cida do Zé Bugre afirmou que a luta de todas as parlamentares contribuiu para fortalecer e ajudar na construção de políticas públicas. Para ela, a galeria não é apenas um lugar de memória, mas também um lembrete de que as mulheres têm um caminho longo a percorrer e devem continuar trabalhando para tornar a política mais inclusiva, diversificada e igualitária.  

“Até hoje, a mulher ainda encontra obstáculos e desafios difíceis de superar. No entanto, como diz o provérbio: nada é difícil pra quem crê. Cada uma de nós acreditou na mudança e que poderia fazer algo pelo município. Todas as mulheres, sejam elas leitoras, ativistas, líderes comunitárias ou que estão em qualquer outra função, estão moldando o futuro de Nova Andradina”, enfatizou a vice-presidente da procuradoria.

Gabriela Delgado também deixou sua mensagem a todas as homenageadas. “Vejo como foi difícil nos mandatos anteriores, em que apenas uma mulher foi eleita, realizar o trabalho nesta Casa de Leis, porque hoje somos 3 e enfrentamos muitos obstáculos. A sociedade ainda não acolhe a mulher de forma plena, na sua representatividade política, como algo natural. Então, queremos encorajar outras mulheres, para que possam participar da política em todos os níveis. Esta galeria valoriza e enaltece o trabalho de cada uma de nós”, ressaltou.

Ao final da solenidade, todas as ex-vereadoras e parlamentares em exercício do mandato foram convidadas a fazer o descerramento do quadro geral onde estão fixadas as imagens da galeria das vereadoras.

Além das homenageadas, marcaram presença no evento o presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi, e vereadores Arion Aislan, Dr. Sandro Hoici, Wilson Almeida, Alemão da Semente e Deildo Piscineiro; secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado; coordenadora de Políticas para Mulher, Arlethe Matos; diretor-presidente do Hospital Regional, Marcio Pegoraro; ex-deputada estadual Dione Hashioka, e as advogadas Daniela Linia (vice-presidente da 7ª Subseção da OAB), Jessica Ferranti e Andressa Carvalho, da Comissão de Acompanhamento do Legislativo.

Compõe a galeria as seguintes mulheres, ordenadas por legislatura:

Luiza Trotta Abrão, vereadora da 4ª Legislatura, no período de 1974 a 1975, sendo a primeira mulher a exercer mandato no parlamento nova-andradinense. Renunciou em 25 de abril de 1975;

Laurecy Correia Tomazinho, vereadora da 7ª e 8ª Legislaturas, no período de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992 e 01 de janeiro de 1993 a 31 e dezembro de 1996;

Célia Fatima de Oliveira Guedes, vereadora da 9ª Legislatura, no perido de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000;

Regina Célia Dan, vereadora da 10ª e 11ª Legislaturas, no período de 01 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004 e 01 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008;

Maria Eugênia Bruno Andreassi, vereadora da 12ª Legislatura. Licenciou-se para ocupar o cargo de Secretaria Municipal de Assistência Social, e retornou a Câmara Municipal em 12 de abril de 2012;

Joana Darc Bono Garcia, vereadora da 14ª Legislatura, no período de 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020;

Maria Aparecida dos Santos Correia Valdez, Marcia Batista Lobo Grigolo e Gabriela Carneiro Delgado, vereadoras que exercem mandato na 15ª Legislatura, no período de 01 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024.

     

Mídias Sociais