Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Inclusão de Nova Andradina no “PERIFERARTE” irá fomentar cultura e arte local

Inclusão de Nova Andradina no “PERIFERARTE” irá fomentar cultura e arte local

por Cleverson Gouveia publicado 23/11/2023 11h56, última modificação 23/11/2023 11h56
Inclusão de Nova Andradina no “PERIFERARTE” irá fomentar cultura e arte local

CMNA

A inclusão de Nova Andradina no projeto PERIFERARTE foi apontada pelo vereador Ceará do PT como meio de fomentar a cultura e valorizar a arte local. O pedido foi oficializado pelo parlamentar na Indicação 476/2023, em que solicitou a adesão do Município ao programa que visa unir cultura, arte, formação continuada e cidadania em prol do desenvolvimento cultural e social.

A justificativa se baseia na importância de promover a cultura periférica e a arte de periferia, composta por um conjunto de ações que incluem saraus com poetas e escritores moradores desses bairros, produções audiovisuais, manifestações musicais, grafites, danças e batucadas. Essas atividades visam construir um imaginário simbólico dos locais periféricos, valorizando e destacando a riqueza cultural presente nesses espaços.

O vereador ressalta que essas produções artísticas e culturais acontecerão em espaços públicos, como feiras livres, visando não apenas trazer a arte para a comunidade, mas também inserir o artista local no cerne da disputa pelo espaço público, reconhecendo e destacando suas contribuições para a cultura local.

“Não se trata de uma arte que afasta o artista local das ruas, mas sim que o coloca no centro das atividades culturais, promovendo o diálogo entre a arte, a população e os espaços urbanos. Essa abordagem representa um convite para que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania concentre esforços para trazer o PERIFERARTE para Nova Andradina, enriquecendo a comunidade com cultura e arte periférica”, detalha Ceará.

De acordo com o parlamentar, o projeto não se limita apenas a apresentações artísticas, mas também propõe capacitação para lideranças comunitárias, reforçando o viés de formação continuada e cidadania que o PERIFERARTE traz consigo.

“A inclusão de Nova Andradina no PERIFERARTE não apenas enriquecerá o panorama cultural da cidade, mas também proporcionará um espaço para o florescimento das expressões artísticas e a valorização dos talentos locais”, analisa o vereador.

A Indicação 476/2023 foi apresentada durante a 39ª Sessão Ordinária Deliberativa da Câmara e encaminhada ao Prefeito Municipal, à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Governo do Estado de MS, e ao Subsecretário de Assuntos Comunitários/Setescc/Governo MS.