Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Indicações abordam violência obstétrica e fila do SisReg para procedimentos médicos

por Sebastiao — publicado 10/08/2022 13h56, última modificação 10/08/2022 13h56

Durante a 21ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, a Câmara Municipal de Vereadores encaminhou duas novas indicações para a Prefeitura de Nova Andradina, com cópia à Secretaria de Saúde.

Na Indicação 251/2022, o vereador Josenildo Ceará (PT) solicitou “estudos para criação de um sistema (garantindo transparência) de verificação e informação sobre os procedimentos que não foram aceitos no SisReg, e, sequencialmente, de aviso aos pacientes/munícipes solicitantes de processos médico, cirúrgico e/ou de exames”.

“Enquanto vereador fui procurado nos últimos dias por pessoas que reclamaram de terem colocado no SisReg seus pedidos de procedimentos médicos, cirúrgicos e/ou de exames há cerca de dois anos e nunca foram avisados, contudo, ao procurarem a Secretaria de Saúde, lhes foi informado que o procedimento de pedido médico estava errado e, por isso, não havia sido aceito. Isso muito nos preocupa, haja vista, mormente são pessoas simples, idosas, com pouca formação e quase nada de informação, fato este que nos remete a um cuidado muito especial por parte desta pasta competente a temática, um controle com ampla transparência e garantindo ao paciente o acesso à informação”, argumentou o parlamentar na justificativa da indicação.

Violência obstétrica

A pauta referente à violência obstétrica foi registrada na Indicação 255/2022. Proposta pelas vereadoras Márcia Lobo (MDB), Gabriela Delgado (PSB) e Cida do Zé Bugre (PL), a medida solicita que seja elaborada uma política de conscientização voltada para o tema.

“A violência no momento do parto é um assunto que recentemente está sendo discutido de maneira ampla, trazendo mudanças significativas e positivas que contribuem em muitos aspectos para a propagação de um cenário de parto com dignidade e respeito”, frisaram.