Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Iniciativa estabelece agendamento de consultas médicas nas unidades básicas de saúde por telefone, aplicativo ou site

por Cleverson Gouveia publicado 26/04/2023 11h55, última modificação 26/04/2023 11h55
Em outra indicação, vereadoras propõem aquisição de mesa/cadeira ginecológica para ESF Vila Operária

Agência 7ª Arte

Para facilitar e ajudar usuários e pacientes previamente cadastrados nas unidades básicas de saúde, a vereadora Cida do Zé Bugre (PL) solicitou estudos para estabelecer o agendamento de consultas médicas por telefone, aplicativo de celular ou pelo site da Prefeitura Municipal em Nova Andradina.

A sugestão foi apresentada por meio de indicação (147/2023), na sessão ordinária desta terça (25), tendo como objetivo evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e proporcionar um atendimento mais confortável e sem espera de filas.

A expectativa é que a nova forma de agendamento ofereça maior comodidade e dignidade a essas pessoas, que geralmente possuem dificuldades para se deslocar até o posto de saúde para fazer o agendamento.

Aquisição de uma mesa/cadeira ginecológica para a ESF Vila Operária – indicação de Márcia Lobo e Gabriela Delgado

Em outra indicação (157/2023), encaminhada para análise da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) propõe a aquisição de uma mesa/cadeira ginecológica para o ESF Vila Operária.

Para viabilizar esta conquista, as vereadoras indicam a utilização de uma pequena parcela da emenda parlamentar proveniente do deputado Beto Pereira, cujo valor total é de R$ 1 milhão.

O equipamento citado é de grande valia para as mulheres que apresentam algum tipo de deficiência física ou motora e que, quando necessitam fazer algum tipo de exame ginecológico, têm dificuldades para a acomodação nas cadeiras tradicionais.

Conforme as características do produto, a mesa ginecológica elétrica oferece ajustabilidade, conforto, praticidade e segurança, o que pode tornar o exame ginecológico mais eficiente e confortável tanto para o médico quanto para o paciente. O custo aproximado da mesa/cadeira ginecológica é de aproximadamente R$ 20 mil.

Recursos da emenda de Beto Pereira já empenhados

A emenda parlamentar de Beto Pereira, no valor total de R$ 1 milhão, foi empregada em ações da saúde do município, sendo R$ 500 mil para a realização de cirurgias oftálmicas, R$ 200 mil para a criação da sala multidisciplinar e R$ 100.000,00 ao programa de Equoterapia. Os valores restantes do montante desta emenda, viabilizada pelas vereadoras, terão o destino sinalizado posteriormente.