Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo de Nova Andradina prestigia abertura da 1ª Conferência Regional da Agricultura Familiar

por Cleverson Gouveia publicado 19/05/2023 13h13, última modificação 19/05/2023 13h13
Finalidade do evento é debater as demandas prioritárias para a agricultura familiar sul-mato-grossense e incluí-las no orçamento do Estado.

Agência 7ª Arte

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (19), no Conviver, a cerimônia de abertura da 1ª Conferência Regional da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul. Esta é a primeira de uma série de 14 conferências a serem realizadas entre os meses de maio e junho de 2023 e que vão debater as demandas prioritárias para a agricultura familiar sul-mato-grossense.

Representaram o Legislativo Municipal, o presidente Dr. Leandro Fedossi (PSDB), o 1º vice-presidente Arion Aislan (PL), a 2ª vice-presidente Cida do Zé Bugre, 1º secretário Fábio Zanata e os vereadores Ceará do PT, Alemão da Semente (PDT), João Dan (PSDB) e a vereadora Gabriela Delgado.

Em seu discurso de boas-vindas aos agricultores familiares e demais representantes de entidades representativas do setor, Dr. Leandro ressaltou que este é um importante espaço para a discussão e elaboração de políticas públicas que possam contemplar as quase 100 mil famílias que fazem parte do universo da agricultura familiar no estado de MS.

“Mais de 80% dos alimentos que chegam a nossa mesa são produzidos nas pequenas propriedades familiares e assentamentos, mas também cumpre seu papel as comunidades tradicionais, pescadores artesanais e indígenas. A participação efetiva desses segmentos garante representatividade e o desenvolvimento de ações que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica das atividades, fortalecendo o setor”, frisou o presidente Dr. Leandro.

Também marcaram presença os deputados estaduais Renato Câmara (MDB) e Zeca do PT, o prefeito anfitrião Gilberto Garcia, prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Angélica, Nova Andradina e Deodápolis, além de servidores da Agraer, Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), instituições que foram parceiras nesta iniciativa.

O evento segue até o final da tarde desta sexta, com palestra, debates e a apresentação das propostas sistematizadas desta região.