Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lei institui Semana Municipal do Primeiro Emprego em Nova Andradina

Lei institui Semana Municipal do Primeiro Emprego em Nova Andradina

por Sebastião Ernande Correia de Araujo publicado 19/05/2022 11h41, última modificação 19/05/2022 11h41

Com a aprovação do Projeto de Lei n°. 013/2022, Nova Andradina passará a contar com a Semana Municipal do Primeiro Emprego, a ser realizada anualmente a partir do dia 24 de abril. A medida de autoria da vereadora Gabriela Delgado (PSB) segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PL).

A parlamentar argumentou que “apesar da vasta legislação constitucional, infraconstitucional e internacional sobre o dever do Ente Público em garantir o treinamento para o trabalho e a capacitação profissional ao adolescente e ao jovem, nosso Município ainda não conta com nenhuma política pública com foco na capacitação e orientação do jovem trabalhador recém-chegado ao mercado de trabalho”.

“Em virtude disso, a Semana Municipal do Primeiro Emprego busca criar uma política pública municipal de grande impacto para o primeiro emprego dos nossos jovens munícipes, em consonância com o que estabelece a Constituição Federal”, justificou a vereadora.

De acordo com a autora do projeto, a Semana deverá contar com palestras, cursos e orientações aos jovens, noções de empreendedorismo, testes vocacionais, elaboração de currículo, bem como informações sobre como solicitar carteira de trabalho.

O dia 24 de abril foi escolhido em alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, definida pela Organização Internacional do Trabalho, para destacar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho do mundo todo.

“A data foi instituída para incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência, destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado de trabalho. Com suas novas ideias, os jovens podem contribuir para a evolução das empresas, servindo também para a descoberta de novos talentos”, acrescentou Gabriela.

Foto: Leonardo Kissy/Agência 7ª Arte

Mídias Sociais