Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lei que institui pisos nacionais da Enfermagem é tema de indicação na Câmara de Nova Andradina

por Sebastiao — publicado 18/08/2022 11h06, última modificação 18/08/2022 11h06

Saúde também foi pauta em indicações com foco na contratação de médicos ginecologistas e pagamento igualitário entre os trabalhadores do movimento “Vacina Mais”

A lei 14.434/2022, que instituiu os pisos nacionais da Enfermagem, foi tema da Indicação 256/2022, de autoria dos vereadores Josenildo Ceará (PT), Pedro Soares (PSD), Arion Aislan (PL) e Dr. Leandro Fedossi (PSDB). No documento, os parlamentares solicitaram o cumprimento da lei no âmbito municipal.

“O setor de enfermagem é essencial dentro do sistema de saúde, afinal são eles que estão presentes durante todo o tratamento de pacientes: desde o momento da entrada até o de alta e muitas vezes também fora do ambiente hospitalar. Além do contato direto com enfermos, esses profissionais também fazem a ponte de comunicação entre outros membros da equipe hospitalar, como fisioterapeutas e médicos. Por isso é tão importante valorizar o profissional de enfermagem. São esses atributos que fazem do profissional de enfermagem uma peça imprescindível nas engrenagens de um sistema de saúde humano e eficiente”, argumentaram os vereadores.

Mais Vacina e contratações de médicos

Além da propositura conjunta, Arion é autor da Indicação 260/2022, em que solicita “que seja feito estudo de regulamentação de pagamento igualitário entre os trabalhadores de saúde que participarem do projeto Movimento Vacina Mais, em forma de incentivo financeiro, de acordo com o Art. 6º. da resolução nº. 82/SES/MS Campo Grande, 18 de julho de 2022”.

Por fim, o vereador Wilson Almeida (PSDB) reivindicou que o Executivo municipal contrate “médicos ginecologistas para que possam atender a demanda dos munícipes que precisam desse atendimento especializado”.