Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Moção destaca Projeto de Horto de Plantas Medicinais e Alimentícias

Moção destaca Projeto de Horto de Plantas Medicinais e Alimentícias

por Cleverson Gouveia publicado 07/07/2022 10h29, última modificação 07/07/2022 10h29
Moção destaca Projeto de Horto de Plantas Medicinais e Alimentícias

Agência 7ª Arte

A Câmara Municipal de Nova Andradina destacou, na Moção de Parabenização 34/2022, o projeto horto de plantas medicinais e alimentícias, desenvolvido por alunos do IFMS (Campus Nova Andradina) no Centro de Atenção Psicossocial de Nova Andradina (CAPS).

A iniciativa, de autoria das vereadoras Marcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) e vereadores Deildo Piscineiro (PSDB) e Arion Aislan (PL), retratam o projeto horto de plantas medicinais e alimentícias que é desenvolvido desde 2019, idealizado pelo Coordenador Professor, Mateus Augusto Donegá, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Nova Andradina), e pela coordenadora Juliana Fernandes Mendes do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

“A Fitoterapia, ou seja, o uso de plantas como forma de prevenção e de tratamento de pessoas com transtornos mentais visa auxiliar na inclusão, na saúde mental, dar autonomia aos usuários, além de promover novas perspectivas de convivência em sociedade, tornando-as fundamentais no desenvolvimento do aluno protagonista e cidadão”, frisaram os autores da Moção.

Na ocasião, os parlamentares também ressaltaram que, a unidade conta com canteiros suspensos, que promovem acessibilidade e ergonomia dos envolvidos, onde são permitidas trocas entre os mesmos num ambiente agradável. Todas as etapas de realização do horto medicinal são desenvolvidas pelos (as) acadêmicos (as) do curso de Agronomia do IFMS.

Outro ponto destacado na moção, é que as oficinas acontecem as quartas-feiras com um grupo de participantes do CAPS onde são realizadas orientações como manuseio do solo e plantas, o preparo caseiro da planta, e oferta de materiais informativos sobre o emprego terapêutico de plantas medicinais no cuidado à saúde mental, ressaltando ainda que o projeto desenvolvido pelos alunos do IFMS no CAPS Nova Andradina foi destaque no programa MSTV 1ª Edição, da TV Morena filiada da Rede Globo.

“Nesse sentido, é importante ressaltar a importância da pesquisa desenvolvida pelos acadêmicos do IFMS frente ao CAPS, uma vez que é um benefício aos participantes de forma geral, pois traz a instituição de ensino à determinado grupo social e inclui o mesmo grupo na idealização da dignidade humana”, declararam os propositores da Moção.

 

     

Mídias Sociais