Moção homenageia família de José Lopez Lopez pela doação de terras que deu origem ao IFMS de Nova Andradina
Na 29ª sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada no dia 30 de setembro, o vereador Dito Machado (União Brasil) entregou Moção de Parabenização à família de José Lopez Lopez pela doação de 181,7 hectares de terras que possibilitou a instalação do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus de Nova Andradina.
A homenagem resgata a trajetória do imigrante espanhol, que desde cedo se dedicou ao trabalho no campo e à formação de um patrimônio construído com esforço e visão empreendedora. Estabelecido em diferentes regiões do Brasil, José Lopez Lopez consolidou-se como produtor rural e, na década de 1970, fixou-se em Nova Andradina, onde implantou a Fazenda Santa Bárbara, uma das maiores propriedades rurais da época.
Após seu falecimento, em 1991, e o de sua esposa, Dona Amélia, em 1993, os filhos cumpriram um dos maiores desejos do patriarca: destinar parte das terras para a criação de uma instituição de ensino voltada à formação de jovens com foco nas ciências agropecuárias. Em 2 de junho de 1992, foi formalizada a escritura de doação da área, que anos depois se transformaria na base para a instalação da Escola Técnica de Mato Grosso do Sul e, posteriormente, do IFMS.
Para o autor da propositura, vereador Dito Machado, a história da família Lopez é um exemplo de compromisso com o desenvolvimento regional e com a educação de futuras gerações. “O gesto do senhor José e de seus filhos se tornou um marco para a cidade, pois abriu horizontes de oportunidades através da educação”, destacou.
Hoje, o IFMS de Nova Andradina é uma das instituições de ensino mais reconhecidas da região, oferecendo cursos técnicos e superiores, e cumprindo a missão idealizada pelo doador: unir conhecimento, inovação e progresso ao desenvolvimento local.