Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / MP defende realização de concurso público para dar transparência e moralidade administrativa

MP defende realização de concurso público para dar transparência e moralidade administrativa

por Cleverson Gouveia publicado 15/03/2023 13h24, última modificação 15/03/2023 13h24
Promotor Paulo Henrique Mendonça de Freitas explicou importância de projeto de lei que trata da estruturação de cargos da Prefeitura Municipal de Nova Andradina
MP defende realização de concurso público para dar transparência e moralidade administrativa

Agência 7ª Arte

O promotor de justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal na sessão ordinária deste terça-feira (14) para defender a realização de concurso público e, com isso, garantir maior transparência e moralidade administrativa à gestão municipal de Nova Andradina. 

A temática veio à tona a partir do envio do projeto de lei complementar no1, de autoria do poder executivo, que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Município, com vistas à adequação da legislação municipal no que tange ao quantitativo de vagas existentes, o seu respectivo aumento, bem como a criação de novos cargos.

Desde 2017, a promotoria de justiça instaurou procedimento para acompanhar a situação do concurso público, o número de cargos efetivos, comissionados e contratados temporários para averiguar se a constituição federal vinha sendo cumprida pela Prefeitura de Nova Andradina, onde, por regra, as nomeações de servidores devem ser feitas mediante concurso público.

“A luta do MP é para impulsionar a transparência na administração. Notamos 209 cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração do prefeito, com zero garantia de estabilidade profissional. A luta pela moralidade administrativa passa pela defesa do concurso público”, enfatizou o promotor Paulo Henrique.

O responsável pela 1ª promotoria de justiça da Comarca local fez um histórico da atuação do MP e a analisou de maneira positiva o dialogo interinstitucional com os poderes executivo e legislativo municipais, fundamentais para a iniciativa deste projeto de lei. 

“O município tem a competência de elaborar este projeto de lei, portanto, a semente tem que ser lançada no poder executivo, o solo onde essa semente irá germinar é nesta Casa de Leis. Confio na expertise e no senso de justiça para que analisem este projeto com carinho, para entregar a população uma estrutura administrativa condizente com a realidade do município de Nova Andradina”, declarou.

O defensor público não entrou no mérito do projeto de lei que será analisado pelos vereadores, mas afirmou que os estudos feitos pela própria procuradoria do município e respectivas pastas de governo precisam apontar a quantidade de cargos efetivos, comissionados e temporários, para ter um espelho real da necessidade de contratação por meio de concurso público.  

Na análise do promotor, esse projeto de lei será um legado para o cidadão e para o município. “O candidato terá a esperança de que, se tiver preparado, vai conseguir entrar no serviço público por seus próprios méritos. Por outro lado, trará reflexos positivos por longos anos ao município”. E emendou: “Não é pra fazer um concurso pra inglês ver. O último concurso, de 2018, chove de reclamação na promotoria. Este concurso deverá trazer moralidade para o serviço público e melhorar a prestação dos serviços públicos aos cidadãos”, completou.

O presidente Dr. Leandro Fedossi, informou que o projeto de lei segue para a análise e pareceres das comissões da Casa de Leis.  “Somos cobrados diariamente pela população a realização deste concurso, com transparência e legalidade. Após a sua aprovação, certamente, esse concurso sairá do papel. É isso que esperamos”, encerrou o líder do legislativo, agradecendo a presença do promotor público.

     

Mídias Sociais