Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / No mês da Consciência Negra, vereadores reforçam debate sobre conquistas, lutas e desafios do povo negro

por Cleverson Gouveia publicado 07/11/2023 14h48, última modificação 07/11/2023 14h48
Câmara de Nova Andradina sedia mesa redonda com o tema: Reparação e Direitos Humanos, capitaneada pela subsecretária estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial

CMNA

A cerimônia de Abertura da programação do mês da Consciência Negra, que aconteceu na manhã desta terça-feira (07/11), reuniu na Câmara de Nova Andradina, lideranças de movimentos negros, vereadores, entre outras autoridades políticas e representantes de instituições sociais, escolas, universidades do município.

O poder legislativo esteve representado pelo presidente da Casa de Leis, Dr. Leandro Fedossi, pelas vereadoras Gabriela Delgado e Cida do Zé Bugre, integrante ainda da mesa redonda com o tema “Reparação e Direitos Humanos”, capitaneada pela subsecretária estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

Também fizeram parte da mesa de trabalhos, a coordenadora de promoção da Igualdade Racial e Cidadania (COOPIRC), Mazé Macedo, e a secretária de cidadania e assistência social, Delma Prado e a primeira dama Joana Darc.

Na ocasião, Dr. Leandro reforçou a necessidade de trazer mais visibilidade à luta por igualdade racial e a garantia de políticas públicas que venham corrigir distorções históricas no tocante ao acesso a direitos sociais, educação, habitação, emprego e outros direitos, e que promovam a democratização dos espaços de poder e de decisão na sociedade.

“Este é um momento de reflexão, de reafirmar a continuidade e o fortalecimento das lutas, conquistas, os desafios do povo negro. De celebrar e defender a igualdade. E o melhor caminho para alcançarmos a igualdade é através da educação. Esse futuro mais democrático precisa ser construído agora, com uma educação antirracista nas escolas públicas e privadas e dentro dos lares, em todos os lugares”, enfatizou Dr. Leandro.

O evento foi abrilhantado com duas apresentações culturais. A primeira da cantora Leila Cristina, que interpretou a música “Caçador de Mim. Em seguida, o Rapper HB Zim, declamou uma poesia autoral sobre o racismo e as dificuldades enfrentadas pelos negros no Brasil e, em seguida, um rap que empolgou o público presente no Plenário Sidney Sanches.

A programação do mês da consciência negra se estende até o dia 20, incluindo atividades como rodas de conversas que abordarão questões importantes relacionadas à igualdade racial, exposições de arte que destacam a herança afrodescendente, um concurso de beleza que celebra a diversidade, oficinas culturais, festival gastronômico e o tão aguardado show com o grupo Raça Negra, marcado para o dia 16 de novembro, no Centro de Eventos “José Antônio Zanqueta”.