Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / No Mês da Mulher, Câmara de Nova Andradina traz liderança estadual para discutir sobre os espaços da mulher no poder

No Mês da Mulher, Câmara de Nova Andradina traz liderança estadual para discutir sobre os espaços da mulher no poder

por Cleverson Gouveia publicado 22/03/2023 13h01, última modificação 22/03/2023 13h01
A convite da Procuradoria da Mulher da Câmara de Nova Andradina, subsecretária estadual de Políticas Públicas da Mulher, Cristiane Sant' Anna de Oliveira, participou da sessão ordinária
No Mês da Mulher, Câmara de Nova Andradina traz liderança estadual para discutir sobre os espaços da mulher no poder

Agência 7ª Arte

A subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Sant' Anna de Oliveira fez uso da tribuna livre na sessão ordinária desta terça-feira (21) para falar sobre “O Espaço da Mulher no Poder”. A ação integra a programação do “Mês da Mulher”, organizada pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Nova Andradina.

A representante do governo de Mato Grosso do Sul enfatizou que neste mês de visibilidade, de ação e celebração de conquistas das mulheres, é fundamental a soma de esforços na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Ativista dos direitos humanos, do movimento negro e movimentos populares de mulheres, Cristiane pediu para que os vereadores tenham sensibilidade e um olhar diferenciado para entender que as mulheres precisam ter espaços na Câmara, no poder executivo, no legislativo, no mercado de trabalho, na saúde, na educação e em todos os lugares que queiram estar.

“As mulheres precisam ter vez, voz e representatividade. Somos 52,6% da população, representamos a maioria que vota nas eleições, porém os espaços de decisão ainda são pequenos para a mulher. Enquanto não chegarmos à paridade tão sonhada, precisamos contar com os vereadores, que são eleitos legitimamente, e com todos os parceiros para avançar”, declarou Cristiane Sant' Anna de Oliveira.

O papel da Casa de Leis como espaço de discussão de projetos, políticas públicas e elaboração de leis que garantam a equidade de gênero e a valorização da mulher também foi destacado pela subsecretária.

“Esta Casa de Leis é o lugar que pode mudar a vida das mulheres. Não pensem duas vezes quando tiverem que propor ou votar uma lei que vai salvar a vida das mulheres. A Câmara de Nova Andradina tem feito este trabalho para que a cidade se torne mais cidadã. Com ajuda das nossas vereadoras, quem fazem parte da Procuradoria da Mulher, da rede de enfrentamento à violência e demais instituições, as mulheres conseguirão alcançar os espaços que quiserem”.

Ao encerrar suas palavras, Cristiane informou que se reuniu com gestores locais e do Vale do Ivinhema de diversas áreas, com a rede de enfrentamento à violência, Delegacia da Mulher e outros órgãos “para um momento de escuta qualificada com o propósito de conhecer os serviços existentes e melhora-los”.

A secretária se referiu ao Encontro Regionalizado das Coordenadorias de Políticas Públicas para a Mulher do Vale do Ivinhema, que aconteceu mais cedo no Centro de Convenções, prestigiado pelas integrantes da Procuradoria da Mulher, Márcia Lobo (MDB), Cida do Zé Bugre (PL) e Gabriela Delgado (PSB).

As vereadoras agradeceram a participação da subsecretaria de políticas públicas do estado e entregaram um mimo produzido artesanalmente pelos apaeanos, especialmente para esta ocasião. 

Nesta quarta, o trabalho continua. Desta vez, o diálogo será com prefeitos, juízes e outros serviços que ainda não foram ouvidos.

     

Mídias Sociais