Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / No Mês da Mulher, Câmara de Nova Andradina traz liderança estadual para discutir sobre os espaços da mulher no poder

por Cleverson Gouveia publicado 22/03/2023 13h01, última modificação 22/03/2023 13h01
A convite da Procuradoria da Mulher da Câmara de Nova Andradina, subsecretária estadual de Políticas Públicas da Mulher, Cristiane Sant' Anna de Oliveira, participou da sessão ordinária

Agência 7ª Arte

A subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Sant' Anna de Oliveira fez uso da tribuna livre na sessão ordinária desta terça-feira (21) para falar sobre “O Espaço da Mulher no Poder”. A ação integra a programação do “Mês da Mulher”, organizada pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Nova Andradina.

A representante do governo de Mato Grosso do Sul enfatizou que neste mês de visibilidade, de ação e celebração de conquistas das mulheres, é fundamental a soma de esforços na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Ativista dos direitos humanos, do movimento negro e movimentos populares de mulheres, Cristiane pediu para que os vereadores tenham sensibilidade e um olhar diferenciado para entender que as mulheres precisam ter espaços na Câmara, no poder executivo, no legislativo, no mercado de trabalho, na saúde, na educação e em todos os lugares que queiram estar.

“As mulheres precisam ter vez, voz e representatividade. Somos 52,6% da população, representamos a maioria que vota nas eleições, porém os espaços de decisão ainda são pequenos para a mulher. Enquanto não chegarmos à paridade tão sonhada, precisamos contar com os vereadores, que são eleitos legitimamente, e com todos os parceiros para avançar”, declarou Cristiane Sant' Anna de Oliveira.

O papel da Casa de Leis como espaço de discussão de projetos, políticas públicas e elaboração de leis que garantam a equidade de gênero e a valorização da mulher também foi destacado pela subsecretária.

“Esta Casa de Leis é o lugar que pode mudar a vida das mulheres. Não pensem duas vezes quando tiverem que propor ou votar uma lei que vai salvar a vida das mulheres. A Câmara de Nova Andradina tem feito este trabalho para que a cidade se torne mais cidadã. Com ajuda das nossas vereadoras, quem fazem parte da Procuradoria da Mulher, da rede de enfrentamento à violência e demais instituições, as mulheres conseguirão alcançar os espaços que quiserem”.

Ao encerrar suas palavras, Cristiane informou que se reuniu com gestores locais e do Vale do Ivinhema de diversas áreas, com a rede de enfrentamento à violência, Delegacia da Mulher e outros órgãos “para um momento de escuta qualificada com o propósito de conhecer os serviços existentes e melhora-los”.

A secretária se referiu ao Encontro Regionalizado das Coordenadorias de Políticas Públicas para a Mulher do Vale do Ivinhema, que aconteceu mais cedo no Centro de Convenções, prestigiado pelas integrantes da Procuradoria da Mulher, Márcia Lobo (MDB), Cida do Zé Bugre (PL) e Gabriela Delgado (PSB).

As vereadoras agradeceram a participação da subsecretaria de políticas públicas do estado e entregaram um mimo produzido artesanalmente pelos apaeanos, especialmente para esta ocasião.

Nesta quarta, o trabalho continua. Desta vez, o diálogo será com prefeitos, juízes e outros serviços que ainda não foram ouvidos.