Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Agosto 2014 / Vereadores cobram pavimentação da Rodovia MS 473

Vereadores cobram pavimentação da Rodovia MS 473

por Marcos Matos publicado 28/08/2014 16h14, última modificação 19/05/2015 20h07
Os vereadores da bancada do PMDB, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), Zé Bugre, Valmirá do Pax e Robertinho Pereira, e o vereador do PR, Marião da Saúde, apresentaram requerimento em que solicitam informação sobre a pavimentação asfáltica da Rodovia MS 473, trecho de 23 km que liga ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus de Nova Andradina.

O documento foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária realizada segunda-feira, dia 25. Na manhã desta quarta-feira, dia 27, o presidente da Casa, vereador Nenão, segue para a capital sul mato grossense e entrega o pedido nas mãos do governador Puccinelli. A iniciativa visa assegurar os recursos para viabilização desta obra no orçamento do próximo ano.

Durante a sessão, os parlamentares recordaram que há mais de 5 anos foram iniciadas as tratativas entre o poder público municipal, Governo do Estado de MS e Governo Federal na tentativa de pavimentar esta via. No entanto, apesar de compromissos terem sido firmados, até agora a obra não foi concretizada.

Para o presidente do legislativo, o asfalto deverá solucionar de vez o problema de um dos gargalos do IFMS, que é a questão de acessibilidade, visto que principalmente na época das chuvas, há dificuldade no acesso ao local, tanto para os estudantes e funcionários, quanto para os produtores que residem nos Bairros Papagaio, São Bento e Laranjal ou trabalham na região. “O Campus Nova Andradina tem suporte e infraestrutura capazes de atender uma demanda de estudantes bem maior, porém, devido a este problema não estão sendo preenchidas todas as vagas disponibilizadas”, ressaltou Nenão, citando que hoje a unidade atende 300 alunos.

Robertinho Pereira disse que este é momento de cobrar as autoridades para que a obra saia de vez do papel. “Não adianta ficar jogando a responsabilidade de um para o outro, por a culpa nesta ou naquela pessoa. Temos que nos unir e fazer com que a pavimentação deste trecho seja prioridade no orçamento de 2015. O governador eleito terá a obrigação de realizá-la”, sugere. E Nenão arrematou: “vamos entregar essa demanda, explicar a sua importância e, em definitivo, fazer com que o governo assuma o compromisso de executar a obra o mais rápido possível”, finalizou.

Histórico

Segundo informações publicadas nos veículos de imprensa de todo o Estado de MS, ainda em 2011, através de emenda da bancada federal de Mato Grosso do Sul, foi feita função programática pelo Ministério da Integração (nº 19.691.2029.8902.0092) no Orçamento da União de R$ 31,5 milhões para a realização desta obra.

Em meados de 2012, o governo do Estado, por meio da Agesul (Agência de Gestão e Empreendimentos) investiu R$ 350 mil para a contratação da empresa CPR Consultoria e Projetos Rodoferroviários Ltda, que seria responsável pela elaboração de projetos básico e executivo, com estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), na Rodovia MS 473, neste trecho citado.

Na oportunidade, foi divulgado que assim que o projeto fosse aprovado, o próximo passo seria a abertura da licitação pelo Governo do Estado. No entanto, até o momento não foi iniciado o processo licitatório para a contratação da empresa que deverá efetuar os serviços de pavimentação asfáltica.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria