Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Novembro 2014 / Servidores da saúde, sindicalistas e vereadores discutem Plano de Cargos e Carreira na Câmara

por Marcos Matos publicado 04/11/2014 10h30, última modificação 19/05/2015 20h09
Profissionais buscam a valorização das categorias de saúde municipais e aprovação de plano de cargos, carreira e salários

Em meio a boatos de que o poder executivo enviará, em breve, projeto de lei para aumentar os salários dos médicos que atendem a rede municipal, os profissionais de saúde das demais categorias se reuniram com os vereadores na última quinta (30) para discutir a aprovação de um plano de cargos, carreira e salários que englobe todos os servidores desta área e a valorização dos profissionais pro meio de concessão de reajustes salariais, produtividade, títulos e benefícios trabalhistas.

O encontro foi agendado pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), a pedido dos próprios servidores, após receber representantes das categorias em seu gabinete e da manifestação pacífica desses profissionais na última sessão ordinária realizada na Casa de Leis.

Para Nenão, o envolvimento do legislativo é fundamental para que haja avanços nesta questão.  “Nós temos que fazer com que essa roda gire, mesmo sabendo que é prerrogativa do Executivo. Com o servidor melhor tratado, o resultado é bom para todos”, destacou.

Além disso, o vereador defende que o Plano de Cargos, Carreira e Salários é uma das únicas formas de motivar o servidor e não deve haver diferenciação em relação às categorias.

A saúde se faz com todos, do agente de saúde aos médicos. “Precisamos fazer um plano que atravesse governos. Por isso é tão complicado e difícil. Temos que aprender a cuidar de quem cuida. Como está trabalhando este profissional? Qual problema ele está tendo para executar o trabalho da melhor forma? Esta discussão é fundamental para que os profissionais tenham crescimento”, argumentou.

Além do líder do legislativo, vereador Nenão, participaram da reunião os vereadores Edson Tolotti, Sandro Hoici, Cido Pantanal, Valter Yasunaka, Quemuel de Alencar, Ricardo Lima e o presidente do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos (Simspna), Leandro Domingues.

Os servidores defendem a aprovação de um plano específico para saúde nos mesmos moldes do aprovado para os profissionais de educação, com mecanismos passíveis de aferição reforçando a importância da meritocracia no setor.

Depois de duas horas ouvindo as reivindicações dos dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiras, e demais funcionários da saúde, os vereadores assumiram o compromisso de aprovar o projeto de lei que deverá ser encaminhado pelo executivo somente após discutir antecipadamente tal projeto com todas as categorias.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria