Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nova Andradina acolhe iniciativa para conscientização sobre menopausa e climatério

por Marcos Santi publicado 17/04/2024 11h29, última modificação 17/04/2024 11h29

A Câmara Municipal de Nova Andradina aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n°. 03/2024, que institui a "Semana de Conscientização sobre a Menopausa e o Climatério" no calendário oficial do município.

A autoria do projeto é da vereadora Cida do Zé Bugre, que embasou sua proposta na necessidade de conscientização e informação sobre essas fases naturais da vida da mulher.

A menopausa e o climatério são períodos caracterizados por mudanças hormonais significativas e podem acarretar uma série de sintomas e impactos na saúde física e emocional das mulheres.

“No entanto, muitas vezes essas fases são tratadas com desconhecimento e até mesmo estigmatização, o que pode prejudicar a qualidade de vida das mulheres que estão passando por elas”, disse a parlamentar.

Para a vereadora, a falta de informação adequada pode contribuir para o surgimento de doenças e complicações associadas à menopausa e ao climatério. “Portanto, a instituição da Semana de Conscientização sobre a Menopausa e o Climatério no calendário oficial do município de Nova Andradina se faz necessária para promover a informação, a conscientização e o acesso a recursos de saúde adequados a todas as mulheres que estão vivenciando essas fases”, frisou.

A proposta visa realizar atividades educativas e de promoção da saúde durante uma semana dedicada exclusivamente a abordar questões relacionadas à menopausa e ao climatério. “Por meio dessas atividades, serão disseminadas informações precisas sobre os sintomas, os cuidados e as formas de manejo dessas fases, contribuindo assim para o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres de Nova Andradina”, pontuou Cida.