Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nova Andradina comemora Dia dos Bombeiros em sessão especial

Nova Andradina comemora Dia dos Bombeiros em sessão especial

por Marcos — publicado 03/07/2019 12h02, última modificação 03/07/2019 12h02
Nova Andradina comemora Dia dos Bombeiros em sessão especial

Sessão reuniu militares e civis (Foto: Agência 7ª Arte)

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal dos Bombeiros. Requerida pela Mesa Diretora, a solenidade destacou o trabalho desenvolvido pelo 3º Subgrupamento e a atuação dos 34 militares que compõem a unidade.

O Dia do Bombeiro, uma corporação militar de Defesa Civil, é comemorado no dia 2 de julho. Oficialmente, a data foi instituída através do Decreto-lei 35.309, de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Os primeiros registros do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiram em 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição de incêndios, criando o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro, comandado pelo major João Batista de Morais Antas.

Em Nova Andradina, o dia municipal foi inserido no Calendário Oficial de Eventos por meio da Lei°. 1.261/2015. Para marcar a data, durante a cerimônia desta terça-feira (2), os 34 bombeiros receberam uma menção honrosa concedida pelo Legislativo Municipal.

A solenidade foi presidida pelo vereador Amarelinho (MDB) e contou com a participação dos vereadores Robertinho Pereira (MDB), Ricardo Lima (DEM), Airton Castro (PDT), Wilson Almeida (PT), João Dan (PSDB), Deildo Piscineiro (PSDB), Valmirá do Pax (PSDB), Quemuel de Alencar (PDT) e Antonio Tomaz (PV).

Além dos militares homenageados e do comandante do 3º Subgrupamento, major Pablo Diego Barros de Jesus, reforçaram o evento o presidente da OAB, Ilson Cherubim, capitão Vieira, representante da Polícia Militar, e os secretários municipais Arion Aislan, Roberto Ginell e Julliana Ortega.

SUBGRUPAMENTO
Fundado em dezembro de 2002, o Corpo de Bombeiros de Nova Andradina atende atualmente, além do município-sede, as cidades vizinhas de Batayporã e Taquarussu. O distrito Nova Casa Verde, até a região de fronteira com Nova Alvorada do Sul, também é de responsabilidade da corporação.

Preparado para agir rápido, o subgrupamento está em alerta 24 horas por dia. Presente na vida das pessoas para servir nas situações mais desafiadoras, atua em operações de busca e salvamento, combate a incêndios, em atendimentos pré-hospitalares, na proteção ao meio ambiente e em auxílio à comunidade.