Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nova Andradina pode estar entre os municípios beneficiados pelo ICMS ecológico

Nova Andradina pode estar entre os municípios beneficiados pelo ICMS ecológico

por Cleverson Gouveia publicado 02/10/2025 09h16, última modificação 02/10/2025 09h16
Uso dos recursos do ICMS Ecológico deverá ser esclarecido por meio de requerimento do vereador William Moraes
Nova Andradina pode estar entre os municípios beneficiados pelo ICMS ecológico

Agência 7ª Arte

A aplicação dos recursos do ICMS Ecológico em Nova Andradina pode ganhar novos contornos de transparência. O vereador Willian Moraes (Republicanos) apresentou o Requerimento 94/2025, questionando se o município está incluído no rol dos contemplados pelo incentivo financeiro e, em caso positivo, de que forma os valores arrecadados vêm sendo destinados.

O parlamentar cobra informações específicas: se a cidade possui unidade de conservação registrada no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC); se há plano de gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e destinação final licenciada; qual o montante mensal arrecadado; e como os recursos têm sido aplicados em cada critério estabelecido pelo programa.

Criado para premiar municípios que investem em ações concretas de proteção ambiental, o ICMS Ecológico distribui recursos com base em critérios como preservação de áreas naturais e gestão adequada de resíduos. William destacou que, “ao buscar respostas, pretende não apenas cumprir a função fiscalizatória do Legislativo, mas também estimular o fortalecimento de políticas ambientais locais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida da população”, argumentou.

O documento será enviado ao prefeito Dr. Leandro Fedossi e ao secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hemerson Israel dos Santos, para análise e providências.

Mídias Sociais