Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pela primeira vez com 3 vereadoras na Câmara, Nova Andradina avança com políticas públicas voltadas à mulher

por Cleverson Gouveia publicado 01/06/2023 11h03, última modificação 01/06/2023 11h03
Novas propostas englobam capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica e realização de festival de pesca exclusivo para as mulheres do Vale do Ivinhema

Arquivo/CMNA

Nesta legislatura, três mulheres se elegeram vereadoras, algo inédito em Nova Andradina.  Ao conquistar maior participação na política local, as mulheres levaram à Casa de Leis um olhar mais sensível, o desejo de romper paradigmas e avançar com políticas públicas voltadas a ELAS, com a apoio incondicional dos demais vereadores.

As propostas para dar autonomia e melhorar a vida das mulheres estão sempre no radar da Câmara Municipal. Foi assim que surgiu a Procuradoria da Mulher no legislativo, por exemplo, cuja diretoria é formada pelas 3 vereadoras Márcia Lobo (presidente), Cida do Zé Bugre (vice-presidente) e Gabriela Delgado (secretária).

Nesta semana, novas iniciativas foram oficializadas na 16ª sessão ordinária deliberativa.  A vereadora Márcia Lobo (MDB), na indicação 220/2023, solicitou a disponibilização de cursos de artesanato em sementes, cipós, madeira, miçangas, chinelos personalizados entre outros, para capacitação das mulheres vítimas de violência doméstica.

“A iniciativa visa trazer mais segurança e autonomia financeira a elas. Além disso, os trabalhos feitos nos cursos poderiam ser apresentados e comercializados na Feira Mulheres de Atitude”, considera Márcia Lobo.

Em outra matéria legislativa, as vereadoras Márcia e Gabriela se juntaram aos vereadores Fábio Zanata (MDB) e Ceará do PT para propor a realização do I Festival de Pesca para as Mulheres do Vale do Ivinhema.

Para os parlamentares, autores da indicação 222/2023, “em observância a crescente participação das mulheres na prática da pesca esportiva cremos que um festival voltado para mulheres seria realizado com sucesso, pensando não só na inclusão, mas também na sociabilidade que a pesca proporciona”, justificam.

Esta proposta, aprovada por unanimidade, foi enviada a outros do governo estadual ligados à pesca e ao esporte como a Superintendência da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul e Fundesporte, e também a Funael (Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer) e o prefeito Gilberto Garcia.